Artur Lira defende que estados revejam ICMS sobre combustíveis: Em Alagoas, alíquota cobrada é de 29%
Segundo o presidente da Câmara, governo federal zerou impostos federais sobre combustíveis
Durante discurso no interior de Alagoas, nesse fim de semana, o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (Progressistas), defendeu que os estados revejam, imediatamente, a pauta fiscal sobre os combustíveis. O parlamentar pediu que o Executivo mude o cálculo do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], que pode ser a causa da alta sucessiva do preço destes produtos. Alagoas tem o quarto valor mais caro da gasolina do Nordeste e cobra uma alíquota de 29% referente ao ICMS.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

“O governo federal já zerou as taxas, e é importante que cada um faça a sua parte, porque é a população que mais sente no bolso”, destacou Lira, em evento no município de Lagoa da Canoa, no Agreste alagoano.
Leia também
Aqui, o preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) dos combustíveis, divulgado pelo Confaz [Conselho Nacional de Política Fazendária], mostra que o valor do litro da gasolina comum está, em média, R$ 6,0151.
Se for comparado com o Nordeste, este preço é o quarto mais caro – só fica atrás do Piauí (R$ 6,22), Rio Grande do Norte (R$ 6,20) e Bahia (R$ 6,04). No ranking nacional, Alagoas tem a nona gasolina mais cara do País.


Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

Em discurso, senador Renan critica gestão anterior à do filho no governo de Alagoas
Levantamento da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) mostra que o preço da gasolina já passa dos R$ 7,00 por litro nos postos do Acre, e o custo do botijão de gás de 13 kg já chega a R$ 100 na região Norte.
Em live, nas redes sociais, na quinta-feira da semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que a culpa pelo preço final da gasolina não é do governo federal, mas de outros fatores, a exemplo do ICMS, que é aplicado pelos estados.
“A gasolina está barata, o gás de cozinha está barato. O pessoal tem que entender a composição do preço, senão acabam me culpando por tudo o que acontece no Brasil”, afirmou Bolsonaro.
Com o volume grande de reclamações pela alta no preço dos combustíveis no Brasil, o presidente tem alegado que a gasolina e o gás de cozinha estão baratos, porque saem das refinarias da Petrobras com preço bem menor do que o cobrado do consumidor final. O que os encarece, segundo o Bolsonaro, são as outras etapas, como transporte, margem de lucro das empresas e o ICMS, recolhido por estados.
Vale considerar, ainda, que, em 2021, o valor do combustível acumula alta de 51% nas refinarias da Petrobras.

