
O deputado federal Arthur Lira (PP) integrou, nesta terça-feira (25), a comitiva presidencial liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em visita oficial ao Japão, onde participou de uma reunião com empresários brasileiros ligados à Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC). O encontro teve como foco as tratativas para abrir o mercado japonês à carne bovina brasileira.
Segundo a ABIEC, a abertura representa um avanço significativo. O Japão é o terceiro maior importador de carne bovina do mundo, com 80% do consumo abastecido por Estados Unidos e Austrália. O Brasil, que já exporta para mais de 160 países e é o maior exportador global da proteína, tenta há quase 20 anos obter a habilitação para entrar no mercado japonês.
Leia também
Arthur Lira, que tem entre suas bandeiras o fortalecimento do agronegócio nacional, ressaltou a importância da missão. “A abertura do mercado japonês será um passo importantíssimo não só para o setor de proteína animal, mas também para impulsionar nossa balança comercial. É uma agenda estratégica para o país”, afirmou o parlamentar.
A ABIEC destacou ainda que o ingresso no mercado japonês permitiria ao Brasil competir com os principais fornecedores do país asiático e reforçar sua imagem como referência mundial em qualidade e sustentabilidade. A entidade também acredita que a carne brasileira seria complementar à produção local japonesa, ampliando a oferta ao consumidor sem prejudicar a cadeia produtiva interna.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que também participa da missão, lembrou que o protocolo para viabilizar as exportações já está há cinco anos em discussão.
“Vamos trabalhar para avançar com essa liberação. Isso vai dar mais competitividade aos nossos empresários, abrir novos mercados e tornar nossa carne ainda mais valorizada globalmente”, afirmou Fávaro.