Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Arthur Lira participa de encontro com Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne

Comitiva enviada ao Japão é liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)


			
				Arthur Lira participa de encontro com Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne
Arthur Lira participa de encontro com Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne. Assessoria

O deputado federal Arthur Lira (PP) integrou, nesta terça-feira (25), a comitiva presidencial liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em visita oficial ao Japão, onde participou de uma reunião com empresários brasileiros ligados à Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC). O encontro teve como foco as tratativas para abrir o mercado japonês à carne bovina brasileira.

Segundo a ABIEC, a abertura representa um avanço significativo. O Japão é o terceiro maior importador de carne bovina do mundo, com 80% do consumo abastecido por Estados Unidos e Austrália. O Brasil, que já exporta para mais de 160 países e é o maior exportador global da proteína, tenta há quase 20 anos obter a habilitação para entrar no mercado japonês.

Leia também

Arthur Lira, que tem entre suas bandeiras o fortalecimento do agronegócio nacional, ressaltou a importância da missão. “A abertura do mercado japonês será um passo importantíssimo não só para o setor de proteína animal, mas também para impulsionar nossa balança comercial. É uma agenda estratégica para o país”, afirmou o parlamentar.

A ABIEC destacou ainda que o ingresso no mercado japonês permitiria ao Brasil competir com os principais fornecedores do país asiático e reforçar sua imagem como referência mundial em qualidade e sustentabilidade. A entidade também acredita que a carne brasileira seria complementar à produção local japonesa, ampliando a oferta ao consumidor sem prejudicar a cadeia produtiva interna.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que também participa da missão, lembrou que o protocolo para viabilizar as exportações já está há cinco anos em discussão.

“Vamos trabalhar para avançar com essa liberação. Isso vai dar mais competitividade aos nossos empresários, abrir novos mercados e tornar nossa carne ainda mais valorizada globalmente”, afirmou Fávaro.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X