Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Arthur Lira lança candidatura à presidência da Câmara dos Deputados

Alagoano lidera o Centrão e reuniu liderança da maioria dos partidos da base aliada do governo

A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados tem oficialmente o deputado federal alagoano Arthur Lira (PP) como candidato. Na tarde desta quarta-feira (9), em Brasília, ao lado de dezenas de líderes partidários do chamado centrão (PTB), Solidariedade, PL, PSC, Avante e PSD) ele lançou o seu nome com a chapa "Para toda a Câmara ter voz".

Desde que o grupo que lidera passou a dar apoio político ao presidente Bolsonaro, Lira começou a ser o nome que interessa ao Planalto por conta da capacidade de aglutinar o maior número de partidos da atual base aliada do governo.

Leia também

Ainda assim, em seu pronunciamento durante o registro da candidatura, Arthur preferiu uma fala de consenso com o objetivo de aglutinar ainda mais partidos, inclusive legendas que integram a oposição como PSol e o PT.

"Vamos adotar o diálogo com todos, minorias, oposição e governo. O plenário depende dos partidos de Centro e é essa força que evita os extremos e sempre tocou essa Casa", disse Lira.

Sua candidatura, além do apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ganhou força desde que no final de semana a votação virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou análise para reeleição dos presidentes da Câmara dos Deputados e para o Senado Federal.

Desde então, a semana começou totalmente favorável ao deputado alagoano que já vinha trabalhando nos bastidores e, agora, confirma a candidatura.

No momento o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), mesmo sem poder se candidatar, apoia o nome do deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP), mesmo partido de Lira. Por isso, nos bastidores da casa cogita-se que não terá respaldo para ir adiante com sua candidatura.

Além dele, o grupo de Maia também estuda lançar a presidência outros nomes. Até o momento figuram com chances os deputados federais Baleia Rossi (PSDB/SP) e Luciano Bivar (PSL-PE).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas