Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Arthur Lira critica excesso de arrecadação e diz que PL que reduz ICMS vai corrigir valor do imposto

Presidente da Câmara esteve em Alagoas para inauguração de obra na BR-101 e ressaltou alto percentual do imposto cobrado aos contribuintes

Durante solenidade de inauguração da duplicação da BR-101, em São Miguel dos Campos, nesta segunda-feira (23), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, falou sobre o excesso de arrecadação de tributos cobrado pelos estados e que acaba penalizando o povo. Ele disse que, nesta terça (24), começam as discussões na Câmara sobre o Projeto de Lei (PL) que reduz o ICMS de Alagoas para serviços essenciais.

“Passamos os últimos dois anos de muita dificuldade devido à pandemia e, agora, estamos enfrentando um processo inflacionário que não é estadual e nem nacional, é mundial. A guerra da Rússia com a Ucrânia traz muitas dificuldades para a questão dos combustíveis e de energia no mundo, e nós vamos começar amanhã um debate claro. Os governos dos estados precisam ter sensibilidade quando o assunto é excesso de arrecadação nas costas do contribuinte”, pontuou o presidente da Câmara.

Presidente da Câmara, Arthur Lira, e o senador Collor participaram da inauguração da duplicação da BR-101
Presidente da Câmara, Arthur Lira, e o senador Collor participaram da inauguração da duplicação da BR-101 | Foto: Ailton Cruz

Ele criticou o percentual de ICMS cobrado em cima de um serviço essencial e disse que o estado não pode crescer com o bolso do contribuinte. “Não existe um estado cobrar 30% de um serviço essencial. Nessa discussão lá na Câmara, não queremos prejudicar estados e nem municípios, até porque a gente sempre foi vetor de trazer para o estado de Alagoas recursos para fortalecer os municípios. O que não pode é um estado se arvorar no bolso do contribuinte. Quanto menos imposto, mais se arrecada. Quanto menos imposto, mais se gera emprego”, pontuou Arthur Lira.

Artigos Relacionados

Ele citou, como exemplo positivo, o estado de Roraima, que votou na Assembleia Legislativa Estadual a redução do imposto em cima dos combustíveis de 27% para 17%, e de 17% para 12% em cima do gás de cozinha.

“O estado de Roraima bate recordes, ano a ano, de arrecadação. Diferente de Alagoas, que vai ser reduzido para CAPAG C [Capacidade de Pagamento], enquanto Roraima é CAPAG A, com uma capacidade de pagamento de primeira linha. Precisamos ter acesso à transparência nas contas do estado de Alagoas”, falou.

O Projeto de Lei PLP 18/2022, que limita o ICMS sobre serviços essenciais, tem como intenção forçar uma redução nos preços de energia e combustíveis ao consumidor, incluindo comunicações na mesma categoria, e por isso, o setor de telecomunicações acaba sendo diretamente afetado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas