Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Após atuação na eleição de Campo Grande, Comissão da OAB expressa apoio à Justiça Eleitoral e ao MPE

Ordem destacou que a realização da eleição suplementar foi irrepreensível, no que diz respeito ao funcionamento e integridade das urnas eletrônicas

A Comissão Especial de Auditoria e Fiscalização das Eleições Suplementares de Campo Grande, formada por quatro integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), encaminhou, nesta quarta-feira (15), um ofício à Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). O documento expressa apoio a realização da eleição suplementar em Campo Grande, que aconteceu no dia 12 de setembro.

No ofício, a Ordem destacou que a realização da eleição suplementar foi irrepreensível, no que diz respeito ao funcionamento e integridade das urnas eletrônicas. “A democracia fora exercida em sua plenitude, sendo chancelada a vontade do povo compo-grandense, que teve a oportunidade de votar nos candidatos de sua escolha, exercendo o poder a eles sufragado na íntegra”, diz a nota da OAB/AL.

Leia também

Presencialmente, a Comissão Especial da OAB de Auditoria e Fiscalização acompanhou todos os procedimentos de auditoria de funcionamento das urnas e de verificação da integridade e autenticidade dos sistemas eletrônicos, inclusive a auditoria de votação paralela, determinada por Resolução do TSE. As atividades em todos os locais de votação de Campo Grande também foram acompanhadas.

“Os eleitores de Campo Grande podem ficar tranquilos quanto à segurança da votação eletrônica, pois o processo acompanhado pela OAB/AL, permite verificar que o mesmo sistema de votação inserido na urna eletrônica é o que estava presente na urna de votação paralela, na qual foi atestado que exatamente os votos colocados no papel quando inseridos na urna foram para os candidatos que constavam no papel”, diz trecho da nota.

A OAB/AL ainda explicou que os candidatos, partidos, eleitores, qualquer cidadão ou entidade que verificarem o resultado dos boletins de urna e da votação paralela poderão constatar a segurança no processo de votação. O documento que todo o processo eleitoral pode ser atestado pelo Ministério Público Eleitoral.

O documento é assinado pelo presidente da OAB/AL, Nivaldo Barbosa Júnior, pelo presidente da Comissão Especial, Gustavo Callado, e pelos advogados integrantes Igor Franco Pereira dos Santos, Jamilson Santos de Farias e Rafael Gomes Alexandre.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas