Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Após acordo de Lira e Gaspar, JHC defende autonomia política em vídeo

Vídeo publicado nas redes sociais reforça discurso de independência em meio à pressão política

A resposta do ex-prefeito de Maceió e pré-candidato ao governo de Alagoas, JHC (PSDB), à consolidação da aliança entre PL e União Progressista para a disputa majoritária ao Senado veio em forma de recado indireto — e calculado. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (2), o tucano destacou a própria “autonomia” política e criticou, sem citar nomes, figuras que dependeriam de terceiros para viabilizar candidaturas.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

A gravação reúne trechos de um discurso feito no domingo (31), durante agenda no município de Anadia. “Quando a gente chega através do povo, a gente tem autonomia para tomar decisões. Porque eu não tenho rabo preso com ninguém. E tem gente aí que é fantoche”, afirmou.

Leia também

A fala foi interpretada como reação direta ao movimento articulado por PL e União Progressista, que anunciaram, por meio de nota conjunta, a formação de uma chapa ao Senado, consolidando o eixo entre Arthur Lira (PP) e Alfredo Gaspar (PL).


				Após acordo de Lira e Gaspar, JHC defende autonomia política em vídeo

Até então, nos bastidores, era considerada provável uma aliança mais ampla da oposição ao grupo governista, com JHC encabeçando a disputa ao governo e tendo Lira e Gaspar como candidatos ao Senado. A presença de Gaspar ao lado de JHC em Anadia, inclusive, havia sido vista como sinal de reaproximação. No entanto, a reunião do PL no dia seguinte mudou o cenário ao formalizar o acordo com Lira sem incluir o nome do tucano.

Shorts Youtube
Play
Flávio critica contas do governo, cita Provérbios e diz: “Brasil está na mão do agiota”

Flávio critica contas do governo, cita Provérbios e diz: “Brasil está na mão do agiota”

Play
Flávio chega a encontro em Maceió e destaca Alfredo como “representante do Nordeste”

Flávio chega a encontro em Maceió e destaca Alfredo como “representante do Nordeste”

Play
Após carreata, Flávio Bolsonaro grava com candidatos do PL em Maceió

Após carreata, Flávio Bolsonaro grava com candidatos do PL em Maceió

Play
Logística para o jogo de ida do playoff - 25/08/2026

Logística para o jogo de ida do playoff - 25/08/2026

Play
Viveros artilheiro - 25/08/2026

Viveros artilheiro - 25/08/2026

A publicação do vídeo, portanto, surge como uma sinalização política em meio à perda de protagonismo na formação da chapa majoritária. Tradicionalmente, cabe ao candidato ao governo liderar essa composição. Com o acordo firmado entre PL e União Progressista, aliados de Lira e Gaspar admitem que o movimento teve como objetivo “fechar qualquer possibilidade de composição ao Senado fora do que foi definido”, além de pressionar JHC a tomar uma posição clara.

Nos bastidores, três fatores ajudam a explicar a consolidação da aliança: a tentativa de evitar novas indicações ao Senado fora do eixo já estabelecido; o fortalecimento de Alfredo Gaspar junto ao bolsonarismo, especialmente com apoio de Lira; e a cobrança interna do PL por uma definição pública de JHC em relação ao campo da direita. A exigência de palanque para o presidenciável Flávio Bolsonaro, a definição de suplências e a escolha do vice também entram na equação.

Segundo aliados de Lira e Gaspar, o recado é direto: há abertura para a entrada de JHC na composição, mas sob as condições já estabelecidas. “Se quiser vir, terá que ser assim”, resumem interlocutores, indicando que o ex-prefeito precisaria, por exemplo, abrir mão de indicações próprias ao Senado, como a da senadora Dra. Eudócia (PSDB).

A leitura desse grupo é de que a falta de definição de JHC desgastou a relação. Há críticas à condução das negociações, descritas como inconsistentes. “De manhã é uma coisa, à tarde outra, no outro dia outra”, relatam. Também cresce a desconfiança de que o ex-prefeito possa, na prática, avaliar uma candidatura ao Senado, hipótese negada por seus aliados.

Do lado do PSDB, o discurso é de firmeza. O coordenador da campanha no Estado, Júnior Leão, afirmou que JHC “representa o desejo de mudança do povo alagoano” e não abrirá mão desse projeto. Ele reconhece que o acordo entre PL e União Progressista “esfriou momentaneamente” a possibilidade de composição ampla, mas pondera que as negociações podem seguir até as convenções partidárias, em agosto.

Ainda assim, admite que os entraves aumentaram, sobretudo diante do distanciamento entre JHC e Arthur Lira — apontado como o principal obstáculo político neste momento. Leão também rebate a narrativa de que o pré-candidato estaria blefando: garante que a disputa pelo governo está mantida e que não há intenção de recuo estratégico.

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas