O candidato à prefeitura de Marechal Deodoro, André Bocão (MDB), foi o primeiro a ser sabatinado no programa Central das Eleições, da GazetaNews, na noite desta terça-feira (20). Ele destacou o crescimento da cidade, a geração de emprego e renda e a aprovação de grandes projetos. Com relação a esses projetos, Bocão promete ampliar e reajustar o Programa Alimenta Marechal.
André destacou que a cidade tem atraído olhares nacionais tanto para o turismo quanto para a infraestrutura e a questão cultural. Ele mencionou os investimentos significativos na cidade, além da chegada de novas empresas, a geração de emprego e renda e a aprovação dos projetos.
Leia também
Um dos projetos citados é o Alimenta Marechal, o maior programa de transferência de renda de um município de Alagoas, que promete ser ampliado caso Bocão seja eleito.
“Foi um programa pensado com muito carinho, onde conseguimos identificar a necessidade do nosso povo e criar esse programa que é o Alimenta Marechal. É uma transferência de renda que fazemos e que, inclusive, fortalece economicamente a nossa localidade, porque o município fornece um cartão com valor. São cadastrados os mercadinhos da região e, no mês e na data em que a pessoa recebe, ela pode passar no mercadinho e fazer suas compras”, explicou.
Atualmente, o programa atende 4.084 famílias com um valor de 150 reais. “Nosso projeto é justamente fortalecer esse programa, aumentar o valor e trazer mais famílias para que possamos minimizar dados negativos. Já estamos mudando essa realidade”, afirmou.
Na educação, Bocão prometeu a valorização dos servidores, com uma das suas propostas sendo a criação da Escola do Servidor, “para que eles possam ter a possibilidade de progredir verticalmente no seu plano de carreira e para continuarmos investindo na educação.”
Ele destacou a necessidade dessa valorização, pois os profissionais não eram adequadamente valorizados e as unidades não eram adequadas para as crianças. Além disso, ressaltou a importância de uma educação inclusiva.
HOSPITAL NO CENTRO DA CIDADE
Já na saúde, Bocão reconheceu o trabalho do atual prefeito de Marechal, Cacau, que reabriu unidades básicas de saúde que estavam fechadas. Sua proposta é a construção de um hospital no centro da cidade.
“Nós temos grandes projetos para continuar essa transformação. O nosso projeto principal é construir um grande hospital no centro da cidade, com centro cirúrgico, para que a população possa ser assistida de maneira mais efetiva. Isso é necessário devido ao potencial da cidade de Marechal e ao número crescente de pessoas que estão vindo morar aqui”, afirmou.
Na infraestrutura, o candidato à prefeitura de Marechal Deodoro disse que, em parceria com o ministro dos Transportes, Renan Filho, vai atuar para ampliar a mobilidade do município, especialmente na AL-101, com a federalização das vias. A medida é necessária para alocar recursos federais, conforme afirmou.
LAGOA MUNDAÚ
Bocão também falou sobre a Lagoa Mundaú, que divide os municípios de Maceió, Coqueiro Seco e Marechal Deodoro, onde se encontra a Lagoa Manguaba. O local é fonte de renda para muitos populares e ponto de visitação. Ele destacou que é preciso fazer o assoreamento e que isso precisa ser um trabalho de parcerias com o governo do Estado e com o governo federal.
“Nós precisamos fazer esse assoreamento para que possamos voltar a ter turismo na nossa Lagoa Manguaba, para que tenhamos um terminal turístico onde as pessoas possam vender seu artesanato e tudo aquilo que fazemos aqui em Marechal”, frisou.
Para o turismo, Bocão também destacou a importância da revitalização dos prédios históricos, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“Precisamos revitalizar os casarões, revitalizar a iluminação, fazer uma Casa da Cultura de Deodorense no centro da cidade, realizar uma feira cultural às sextas-feiras e promover o Sábado da Boa Música”, cita como melhorias para o turismo e para a população da cidade.
“Tudo isso pensando justamente para que a gente tenha um centro valorizado, um centro que realmente atraia novamente as famílias para frequentar o local onde moram", acrescentou.
Em suas considerações, ele destacou estar fazendo uma campanha limpa, “uma campanha da verdade, uma campanha de compromisso, uma campanha olho no olho, sem espaço mais para fake news.”
“Hoje, temos que fazer uma campanha voltada justamente para ouvir a população e estamos continuando esse trabalho que iniciamos lá atrás, porque Marechal hoje é a cidade que mais cresce e, sem dúvida, o fato de eu ter sido três vezes vereador, três vezes presidente da Câmara de Vereadores e secretário de governo me dá mais capacidade e mais experiência para tocar a cidade de Marechal Deodoro”, finalizou.
Na próxima terça-feira (27), às 20h, será a vez de Júnior Dâmaso ser entrevistado. A entrevista com o candidato poderá ser assistida ao vivo a partir das 20h por meio do Portal Gazetaweb e GazetaNews – com transmissão no YouTube e no Canal 525 da NET. A Gazeta de Alagoas também fará a cobertura jornalística da entrevista.
A sabatina é comandada pelos apresentadores Wyderlan Araújo e Marcos Rodrigues.