Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

ALE: Paulo Dantas defende orçamento voltado para os mais pobres

Discurso contou com apoio dos colegas de bancada, que se comprometeram em diminuir a dívida social de Alagoas

O último ano da gestão do governador Renan Filho (MDB) deve ter um caráter mais social, já que até os integrantes da sua base partidária pressionam para que o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022 tenham o perfil das necessidades dos mais pobres. O deputado Paulo Dantas (MDB) é um dos que defende, na Assembleia Legislativa, mais investimentos para quem vive em maior condição de vulnerabilidade. Em pronunciamento, na manhã desta quinta-feira (23), ele enfatizou essa necessidade.

"Tenho a convicção de que o desenvolvimento econômico e social de Alagoas precisam caminhar juntos. O nosso grande desafio é mantermos os investimentos em infraestrutura, mas também ampliar o que é destinado à área social, para diminuir a dívida que temos com a sociedade alagoana. Alagoas tem cerca de 20% da população na extrema pobreza, sendo que 17% são analfabetos e 18% dos alagoanos estão desempregados", disse Dantas.

Leia também

Por isso, ele defendeu que a casa deve trabalhar e ouvir a sociedade com "paciência" para que, desta forma, o Orçamento possa apontar caminhos que ajudem o Estado e os que mais sofrem. Para o parlamentar, a construção da peça orçamentária, no momento, é o mais importante para ser feito na casa.

O alerta do parlamentar acontece, justamente, por que o texto da LOA tramita na ALE, sendo discutido e analisado na Comissão de Orçamento, Finanças e Planejamento. Por conta do equilíbrio e da sensatez, Paulo Dantas acabou por obter o apoio dos colegas da base, entre eles: Ronaldo Medeiros (MDB), Ricardo Nezinho (MDB), Bruno Toledo (PROS), Gilvan Barros (PSD), Dudu Ronalsa (PSDB), Jó Pereira (MDB) e, até mesmo, do líder do governo na ALE, deputado Sílvio Camelo (PV).

Ricardo Nezinho concordou com o colega de partido em apontar a LOA como a matéria mais importante no Legislativo. Por isso, acabou incentivando a sociedade civil organizada e o cidadão, de um modo geral, a interagir com os deputados, pois a casa tem espaço garantido para isso por meio das audiências públicas. “É salutar que a sociedade organizada e o cidadão mais simples saibam que as portas estão abertas", reforçou Nezinho.

Medeiros completou dizendo que os deputados têm o compromisso de escutar a população para elaborar ideias que coloquem o Estado direcionado para os "que mais necessitam". Jó Pereira, que passou praticamente todo o mandato abordando essas discussões, foi uma das primeiras a apoiar a postura dos colegas, tendo em vista a provocação feita por Dantas.

Presente na sessão, o deputado Gilvan Barros Filho ouviu atentamente o debate e não se refutou para apoiá-los. Como presidente da Comissão de Orçamento, onde os debates ainda ocorrem em caráter interno, ele disse que está aguardando colaborações "daquelas pessoas que mais precisam."

O deputado Bruno Toledo destacou que o parlamento tem prerrogativas e uma delas é sua capacidade de ser protagonista nos momentos em que a sociedade clama por soluções. E isso vai ocorrer agora: “O protagonismo do Legislativo é com o desenvolvimento de Alagoas. Deputado Paulo fez uma justa reflexão. Não se pode comemorar nenhum tipo de investimento e esquecer o papel fundamental que esse Poder tem, que é de dar dignidade, segurança e amparo social a quem precisa”, definiu Toledo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas