O uso medicinal do canabidiol, produzido a partir da cannabis, será discutido em audiência pública aprovada pelos deputados estaduais de Alagoas na sessão desta terça-feira (28). Proposta por Ronaldo Medeiros (PT), apenas o deputado Mesaque Padilha (PP) votou contra o requerimento.
"Precisamos desmistificar esse tema, porque o que está em jogo é a saúde das pessoas. O principal objetivo é acabar com esse preconceito que, lamentavelmente, ainda existe por total desconhecimento. Estamos falando do uso medicinal que tem garantido qualidade de vida a muitas pessoas com a prescrição médica", disse Medeiros.
Leia também
A medicação, que é feita a partir da planta da maconha, ainda encontra resistência e preconceito em todo o país. Ao mesmo tempo, o produto tem sido receitado por médicos, que garantem a viabilidade de melhora na qualidade de vida a pacientes com doenças degenerativas e autoimunes.
"Não estamos falando da droga maconha, mas do remédio feito a partir da planta. Acredito, inclusive, que parte do preconceito é fomentado pela indústria farmacêutica porque essa medicação tem baixo custo e tem menos efeitos colaterais. E outra coisa que tem que ficar claro é que ninguém vai ficar louco com seu uso que é feito sob prescrição médica", completou o parlamentar.
Ronaldo disse que, em Alagoas, há uma associação formada por usuários e familiares que têm tido resultados nos tratamentos aos quais são submetidos.
"As pessoas precisam saber, por exemplo, que todo remédio é feito a partir de uma droga. Tanto é vendido em drogarias. Precisamos ter um debate franco com especialistas sobre tudo isso", concluiu Medeiros.
O petista disse também defender que o Estado de Alagoas possa ter uma política pública de saúde que leve em conta a produção de medicamentos a partir da cannabis.