Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Advogado diz que recuo do MDB também reverte expulsão de Luciano do partido

Com retirada das ações, Luciano Barbosa tem estrada livre para assumir como prefeito de Arapiraca

O recuo do Diretório Estadual do MDB, comandado pelos Calheiros, ao anunciar que estava retirando todas as iniciativas judiciais referentes à intervenção nas eleições de 2020 em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, também deve resolver a situação do então candidato e, agora, prefeito eleito daquele município, Luciano Barbosa, em relação ao partido. O advogado Fábio Gomes, que atua na defesa dele, afirma que o processo de expulsão foi anulado.

De acordo com o profissional, a decisão da Executiva em deixar de lado a tentativa de intervenção, retirando todas as ações que barrariam a candidatura vitoriosa nas urnas, resolve, por tabela, o mal-estar na legenda. Luciano, portanto, permanece no partido.

Leia também

O prefeito eleito havia dito, após o resultado das eleições, que buscaria uma conciliação com o MDB por entender não haver motivos para ser despejado.

"A nota [do MDB] está suficientemente clara, pois afirma que todas as ações serão propostas à desistência", avalia o advogado Fábio Gomes.

Segundo ele, a situação jurídica de Luciano Barbosa "permanece nos exatos termos como figurava no dia 15 de setembro, dia no qual ele participou da convenção e foi escolhido candidato a prefeito", acrescentou.

Apesar desta avaliação da defesa, o MDB não se pronunciou de forma específica acerca da expulsão. AGazetatentou contato com o senador Renan Calheiros, presidente do diretório estadual do MDB, mas ele informou, por meio da assessoria, que não vai mais comentar sobre este assunto além do que já está posto em nota. Nos bastidores da legenda, comenta-se que a expulsão de Luciano foi mesmo revertida.

Há uma previsão de o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas julgar, nesta quinta-feira (10), o mérito do processo que trata do registro de candidatura da coligação "Pra Arapiraca voltar a crescer", encabeçada por Luciano Barbosa e Rute Nezinho.

AGazetatambém buscou falar com Luciano, mas foi informada que ele só falaria acerca disso no dia da diplomação, marcada para o dia 17 de dezembro.

A nota divulgada pelo diretório do MDB, comandado pelo senador Renan Calheiros e pelo governador Renan Filho, não é sequer assinada como nas outras publicações que subsidiavam à intervenção no pleito. A nota sem assinatura mostra que Renan Calheiros se deu por vencido, de forma envergonhada.

Confira a nota 

"A conciliação e a tolerância política são instrumentos imprescindíveis na busca da mais ampla convivência democrática. 

Por isso, ao atender pedido feito por meio de carta enviada pelo atual vice-governador de Alagoas e prefeito eleito de Arapiraca, Luciano Barbosa, o MDB Alagoas informa que fará o exercício de tolerância e contingência. 

O diretório estadual acredita que o entendimento político suplanta a necessidade de disputa judiciais. Por isso, irá retirar as iniciativas jurídicas adotadas até agora referentes à eleição de 2020 no município de Arapiraca, dando início à necessária conciliação política", diz a nota pública do diretório do MDB".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas