Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Ação de Collor garante restauração da Igreja do Bonfim, em Marechal Deodoro

Obras em igrejas de Maceió e Maragogi também foram realizadas após atuação do parlamentar

Com R$ 1,3 milhão de recursos garantidos após a atuação do senador Collor (PROS) junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a partir desta segunda-feira (11), começam as obras de restauração da Igreja do Bonfim, localizada no Largo de Taperaguá, em Marechal Deodoro. A previsão é que o monumento restaurado seja entregue à comunidade em 15 meses.

A obra da Igreja do Bonfim é mais uma entre uma série de intervenções promovidas em Alagoas, que contam com a parceria entre o senador Collor e o Iphan. Recursos garantidos pela atuação do parlamentar possibilitaram a restauração da Igreja de Nosso Senhor Bom Jesus dos Martírios, em Maceió, e a consolidação das ruínas da Igreja de São Bento, em Maragogi, entre outras ações no estado.

Leia também

A presidente do Iphan, Larissa Peixoto, explica a importância das restaurações para toda a sociedade. "As obras em edificações históricas criam empregos, atraem turistas e geram renda para a população alagoana. Além disso, a recuperação de monumentos reforça a sensação de pertencimento do cidadão deodorense com a cidade".

O Iphan é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial de Cultura. Além da reforma de todo complexo arquitetônico, fachada do prédio, pisos e cobertura, a obra contemplará a substituição total da rede elétrica, instalação do sistema de pára-raios, construção de banheiro com acessibilidade e restauração dos bens integrados e elementos artísticos (componentes do acervo da igreja do Bonfim), como altar, tribuna, púlpito e outros.

"Considerada a última das igrejas protegidas pelo Iphan com riscos de conservação, fecharemos um ciclo onde a cidade de Marechal, após processos de requalificação de suas principais praças dentro da área tombada, tem seus monumentos arquitetônicos restaurados", declarou o superintendente substituto do Iphan-AL, Sandro Gama.

Em Marechal Deodoro, além do Largo de Taperaguá, foram requalificados os largos da Igreja Matriz do Carmo e está em curso a restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, assim como o embutimento de fiação aérea no Largo da Matriz, a restauração da sede da Sociedade Filarmônica Santa Cecília e da Matriz Nossa Senhora da Conceição. Ao todo, essas intervenções somam mais de R$ 17 milhões em recursos aplicados.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas