
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) está convocando os donos de mais de 400 celulares recuperados pelo programa Celular Seguro para comparecer à Delegacia Geral da Polícia Civil, no bairro de Jacarecica, em Maceió, e reaver seus aparelhos.
A entrega dos dispositivos começou nesta segunda-feira (14), a partir das 8h, com a restituição dos primeiros 100 celulares a vítimas previamente contatadas.
Leia também
Veja aqui a lista de nomes convocados!
Os convocados devem portar documento com foto e comparecer no horário indicado, conforme contato feito por meio dos canais oficiais do programa no WhatsApp: 0800 729 4593 e (82) 98752-2597. A devolução dos demais aparelhos será feita de forma escalonada, de acordo com cronograma a ser divulgado nos próximos dias.
Criado em janeiro de 2025, o Celular Seguro já soma mais de 400 aparelhos recuperados, muitos deles por meio de entregas voluntárias após intimações presenciais ou digitais. O programa rastreia celulares com restrição de furto, roubo ou perda, cruzando informações de boletins de ocorrência com dados de operadoras, por meio do número IMEI.
“Muita gente que teve seu celular roubado ou furtado já não acreditava que veria o aparelho de volta. Com o Celular Seguro, isso está mudando”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva.
A ação representa mais do que a devolução de bens materiais. Para a SSP, trata-se também de restaurar a sensação de justiça e reforçar o compromisso com a segurança da população.
Entrega voluntária e combate à receptação
O programa também segue com a notificação de usuários que estão utilizando celulares com restrição. Essas pessoas recebem uma mensagem informando data e horário para comparecerem à sede da SSP, no centro de Maceió, e realizar a devolução voluntária do aparelho.
A SSP reforça que a entrega espontânea é vista como um ato de boa-fé e pode isentar o usuário de responsabilização. Já nos casos de má-fé comprovada, o indivíduo poderá responder por receptação.
“Nosso objetivo é reduzir drasticamente os crimes de roubo e furto de celulares. Também estamos focando no combate ao comércio ilegal desses aparelhos e conscientizando a população sobre a importância de adquirir dispositivos apenas em estabelecimentos legais”, completou o secretário Flávio Saraiva.
A coordenação do programa está sob responsabilidade do delegado Sidney Tenório (DPJ1), em parceria com o chefe de Inteligência da SSP, coronel Raumário Jerônimo.
Como denunciar furto ou roubo
O cidadão que teve o celular furtado, roubado ou perdido deve registrar a ocorrência na Delegacia Virtual, informando o número do IMEI do aparelho — código essencial para o rastreamento.
Para descobrir o IMEI:
Disque *#06# no aplicativo de chamadas;
Acesse as configurações do telefone > “Sobre o telefone”;
Verifique na etiqueta da embalagem original.