Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

SSP fará simulação de assalto a banco na Rua do Sol, em Maceió

Eventos já foram realizados em Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Coruripe, Delmiro Gouveia, Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo e duas vezes em Maceió

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) vai realizar, nas primeiras horas desta sexta-feira (10), em Maceió, mais um exercício simulado do Plano de Defesa do órgão. Na ocasião, será feita a simulação de uma tentativa de assalto a um banco e também a um carro de transporte de valores na Rua do Sol, no Centro da capital, com explosões de bombas e disparos de arma de fogo.

O exercício está sendo planejada durante uma capacitação integrada das forças de segurança de Alagoas e dos outros oito estados do Nordeste, que acontece até quinta-feira (9), no Centro de Convenções, em Jaraguá. Ele faz parte do 6º Estágio Técnico do Plano de Defesa, que vai colocar em prática as estratégias para lidar com ocorrências de alta complexidade, como ataques a agências bancárias.

No total, 73 profissionais, entre policiais civis, militares, penais e bombeiros militares de Alagoas e representantes das forças de segurança de todo o Nordeste estão participando da capacitação e vão atuar na simulação.

“A ideia desse estágio, em específico, é tentar transmitir para todo o Nordeste a importância de que eles também acompanhem o ritmo de Alagoas, tendo em vista que o ambiente criminal tem uma característica dinâmica e os bandidos não respeitam limites administrativos que separam cada estado. Queremos replicar a metodologia em toda a região, para tornar o Nordeste defensável, criando, assim, uma blindagem ainda maior para o nosso Estado”, afirmou o chefe especial de Inteligência da SSP e coordenador do 6º Estágio de Plano de Defesa, major Raumário Gerônimo.

A dinâmica foi pensada para capacitar todos os integrantes das forças de segurança e órgãos afins do Estado e já foi realizada em outras cidades alagoanas, como Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Coruripe, Delmiro Gouveia, Maragogi, Japaratinga e Porto Calvo.

Artigos Relacionados

Em Maceió já foram realizados dois exercícios. Um deles simulando um ataque a batalhão da PM e explosões na sede de uma empresa de vigilância e transporte de valores e em uma agência bancária. O segundo foi realizado de forma simultânea também em Girau do Ponciano dentro de unidades do Sistema Prisional de Alagoas.

Desta vez, o Plano de Defesa será colocado em prática de forma diferenciada, como afirma o major Raumário. “Não iremos usá-lo em sua totalidade. O plano será simulado parcialmente, com o objetivo de desconstruir a visão de que ele só deve ser acionado para eventos de grandes proporções. Queremos mostrar que qualquer unidade policial, por exemplo, que recebeu a informação de um assalto a um agente de segurança e a vítima veio ao óbito saiba aplicar de forma correta e coordenada todo o planejamento proposto. Que as equipes ao acionarem o plano para estes casos críticos e complexos consigam agir para prender os criminosos de forma ainda mais eficiente e ágil”, concluiu o major.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas