
A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) prendeu em flagrante, nessa quarta-feira (9), o síndico de um condomínio localizado no bairro São Jorge, em Maceió, acusado de cometer crime ambiental.
A ação foi realizada pela Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção Animal (DCAPA), sob comando do delegado Robervaldo Davino, em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (SEDET).
Leia também
Durante fiscalização de rotina em edifícios da região, os agentes identificaram uma ligação irregular de esgoto que escoava diretamente para a galeria de águas pluviais, com destino ao Rio Jacarecica, sem qualquer tipo de tratamento. A prática é considerada crime por causar danos diretos ao meio ambiente, especialmente à mata nativa que circunda o local.
As equipes constataram a existência de uma tubulação clandestina — conhecida como by pass — que desviava o esgoto da fossa para a área de vegetação aos fundos do prédio. Um teste com corante vermelho, aplicado por técnicos da SEDET, confirmou o despejo ilegal.

A manobra, segundo a investigação, foi adotada para evitar o transbordamento da fossa dentro da área condominial, uma prática comum em tentativas de camuflar falhas estruturais.
O homem, de 43 anos, foi conduzido à Central de Flagrantes, onde foi autuado com base na Lei de Crimes Ambientais. A fiança foi arbitrada, e o acusado responderá ao processo em liberdade.