Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Preso grupo que executava crimes ordenados de dentro do sistema prisional

Ao todo, foram detidos 22 adultos e apreendido um menor em Alagoas e Pernambuco

A operação capitaneada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), ocorrida nesta terça-feira (22), prendeu 22 pessoas e apreendeu um adolescente em Alagoas e Pernambuco que seriam suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas, homicídios e de formarem uma organização criminosa. Eles cumpriam ordens de dentro do sistema prisional alagoano.

Denominada 'Pegasus', a ação cumpriu 50 mandados de busca, apreensão e também de prisão na capital, interior e em municípios pernambucanos. Com alguns dos presos, foram apreendidos 5kg de maconha, 1,5kg de cocaína e mais três armas.

Leia também

Foram presos, entre outros, Erick Ribeiro da Silva, de 22 anos; Matheus de Morais Gama, de 21 anos; Ângela Márcia Silva de Oliveira, 36; Deysillane Barbosa Cavalcante, 22; Joelington Paulino da Silva, 26; Cristóvão Silva de Oliveira, 28; e Marcos Luiz Felix da Silva, 19; Emannuel Messias da Silva Alves, 32; Carlos Fernando de Lima; 27; Davi da Silva Coelho, 28; Alexssandro Stephanes de Lima Silva, 26; Italo André Neves de Oliveira; Elisael Rodrigo dos Santos, 22; Luciene Silva de Melo, 22; José Wellington dos Santos Sales, 22; Derivaldo da Silva Santos, 26; José Francisco Gomes da Silva, 26; Noedson de Barros Sena, 36; Fernando Antonio do Espírito Santo, 38; Maconi Antonio da Silva, 35; José Wilker Vilela da Silva, 22; e Manoel Antonio Dantas Neto, 41. Um adolescente de 17 anos foi apreendido.

Dos 22 adultos detidos nesta operação, oito já estavam no sistema prisional. De acordo com a SSP, Derivaldo já estava recolhido no Presídio de Segurança do Agreste e comandava crimes de dentro da cela. Os mandados foram expedidos pela 15ª Vara Criminal da Capital (Entorpecentes) e 17ª Vara Criminal da Capital (privativa do combate ao crime organizado). As ordens judiciais foram cumpridas em Maceió (nos bairros do Jacintinho e Reginaldo), além de Arapiraca, Piaçabuçu e Palmeira dos Índios, além de Pernambuco.

Imagem ilustrativa da imagem Preso grupo que executava crimes ordenados de dentro do sistema prisional
| Foto: FOTO: Larissa Bastos

Foram seis meses de investigações até chegar a esses 50 mandados de busca, apreensão e de prisão. O resultado ainda é parcial, já que as equipes ainda estão na rua. Outras pessoas podem ser presas. A prisão em Pernambuco foi na cidade de Itapissuma, a 60 km de Recife. Foram presos lá Fernando Antônio do Espírito santo e Marconi Antonio da Silva. Os dois foram capturados por tráfico de drogas e roubo.

"Eu estava em casa e já chegaram me prendendo. Não encontraram nada lá porque não tinha nada. Nem conheço essas pessoas, nunca vi e nem tenho nada a ver com esses crimes", disse Ângela Márcia, presa durante a operação. 

Há indícios de que todas essas pessoas façam parte de uma mesma quadrilha, porque agiam na mesma região. "Verificamos a participação de membros de facções criminosas,  que tinham como um dos líderes o Derivaldo, que já estava preso. A operação ainda não foi finalizada e outros membros e é líderes podem ser presos ainda", revelou o delegado Ronilson Medeiros, chefe da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic).

"Vamos manter as ações durante toda essa semana, que é uma semana com histórico de violência. Apesar de ser um feriado santo, temos muitos registros de crimes nesse período e ainda vamos ter outras operações", informou o coronel Neivaldo, do Comando de Policiamento da Capital (CPC).

Ao todo, foram 180 policiais envolvidos na operação, sendo integrantes da PM, Polícia Civil, Força Nacional e Grupamento Aéreo. 

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas