Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Operação prende organização criminosa que atuava em Maceió e Rio Largo

Bando era liderado por uma mulher, que distribuía drogas para alguns bairros da capital; ao todo, 12 mandados

Uma operação integrada com objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa foi deflagrada nesta quinta-feira (19), pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), juntamente com as Polícias Civil (PC) e Militar (PM). O grupo praticava tráfico de drogas e outros crimes em bairros de Maceió e em Rio Largo. A liderança cabia a uma mulher, que fazia a distribuição das drogas.

Ao todo, foram cumpridos 12 mandados, sendo quatro de prisão e oito de busca e apreensão, todos expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital após representação da Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC).

Leia também

O organograma

As investigações realizadas pela DEIC tiveram início em fevereiro deste ano e tinham como objetivo desarticular uma organização criminosa com atuação no tráfico de entorpecentes e outros crimes correlatos na cidade de Maceió.

Durante os trabalhos investigativos coordenados pelo delegado Gustavo Henrique, diretor da DEIC, ficou constatado que uma mulher é a principal responsável pelo desencadeamento de todas as infrações penais apuradas. Ela é a líder da organização criminosa e distribuía as drogas para alguns bairros da capital, como Pinheiro e Cidade Universitária. Um homem exercia a função de gerente, que, além de realizar os depósitos do dinheiro proveniente do tráfico, ainda vendia os entorpecentes. Outro investigado era quem fazia o transporte das drogas e as vendas.

Cabia a outro indivíduo, que foi preso em abril deste ano, pegar as drogas com a líder para abastecer o Conjunto Maceió 1, localizado na Cidade Universitária. À época, ele foi preso com cocaína e uma pistola 9 mm.

As investigações constaram, ainda, que a Orcrim é ligada a uma facção criminosa nacionalmente conhecida. Todos os alvos da operação foram presos e encaminhados para a sede da  DEIC, no bairro da Santa Amélia, para a confecção dos procedimentos cabíveis.

A operação ganhou o nome de Metamorfose pelo fato de ter ocorrido uma mudança no domínio de uma facção para outra no Residencial Maceió I.

O efetivo participante

Para o cumprimento dos mandados, durante a operação integrada, foram empregados policiais militares do Batalhão de Polícia de Guardas (BPGd), 8º Batalhão, Grupamento Aéreo e agentes do Tático Integrado de Grupos de Resgate Especiais (Tigre), Núcleo de Inteligência (NI) e Seções de Capturas e Antisequestro da DEIC.

A população pode contribuir com o trabalho das polícias, realizando denúncias sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos, organizações criminosas e outros crimes por meio do Disque Denúncia. As informações podem ser repassadas, de forma anônima e gratuita, por meio de ligações para o181.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas