Operação do BPA resgata 221 aves silvestres em feira livre em Arapiraca

Suspeitos de comercializar animais fugiram do local

Durante operação realizada pelo militares do Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), nesta segunda-feira (11), cerca de 221 aves silvestres foram resgatadas. Elas seriam comercializadas em uma feira livre, no município de Arapiraca.

Segundo informações do BPA, os responsáveis pela comercialização dos animais fugiram ao perceber a presença dos militares, abandonado as aves no local. Foram resgatadas aves das espécies Arara, Periquito do Sertão, Galo da Campina e Guriatã Verdadeira.

As espécies foram encaminhadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), onde ficarão por um período de três meses. Neste tempo, as aves serão avaliadas e tratadas objetivando a reintrodução ao seu habitat. Já os pássaros que não puderem ser devolvidos, serão encaminhados para um criadouro legalizado, conforme deliberação do IBAMA.

O crime de comercialização ilegal está previsto na Lei n° 9.650/98, delito com pena fixada em detenção de seis meses a um ano e multa. O BPA, lembra que qualquer pessoa pode denunciar um crime ambiental entrando em contato com o batalhão por meio do número 3315-4325.