Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Número de homicídios de janeiro até julho registra queda de 18%

Secretário atribui redução de crimes à integração policial e investimentos

O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Júnior, atribui à integração policial e aos investimentos no aparelhamento das polícias Civil, Militar e nas áreas de perícia e Inteligência policial a queda de 18% no número de homicídios de janeiro a julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2017.

"99% das operações policiais são integradas, desde o início da atual gestão. Essa junção de forças, que considero essencial, garante melhores resultados no combate à criminalidade", explica o secretário Lima Júnior, enfatizando a importância dos centros integrados de operações policiais montados em todo o Estado.

Leia também

A melhor articulação entre as polícias explicaria por que o número de crimes violentos, letais e intencionais caiu de 1.145 (2017) para 903, de janeiro a julho deste ano. "Nossa estrutura de trabalho melhorou. Investimos até agora mais de R$ 60 milhões de recursos próprios no reaparelhamento das polícias", exemplificou.

De acordo com o levantamento, que foi feito pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), também houve redução de homicídios no primeiro semestre em 20,2%. Este ano, de janeiro a junho, 825 foram registrados. Em 2017, foram 1.034 mortos.

Os dados também mostram que julho deste ano foi 7,2% menos violento em relação ao mesmo mês de 2017. O número de assassinatos caiu de 111 para 103. A redução dos números, antes mais elevados, é ainda resultado da ampliação de efetivo e da estrutura veicular das polícias Civil e Militar em Alagoas.

"A Força Tarefa ganhou veículos de maior porte e potência. Algum tempo atrás, os policiais utilizavam carros menos potentes", comentou, referindo--se à decisão estatal de apostar na locação de viaturas. "A cada dois anos, a gente substitui o carro usado por um novo. E não se preocupa com manutenção", disse.

A consolidação dos centros integrados de operações policiais tem contribuído também para a redução dos índices de criminalidade, ainda de acordo com o secretário. De 16 centros, dois serão inaugurados daqui a um mês: um em Campo Alegre, na região Agreste, outro em Messias, na metropolitana.

Nos ares, a presença policial também está mais forte. "Agora, temos três helicópteros para combate ao crime", complementou Lima Júnior. O projeto de integração das polícias em todo o território alagoano por meio da radiofonia digital também deve ser realidade ainda este ano, quando estiver concluído.

Uma comunicação mais segura e inacessível ao malandro, que, no passado, era capaz de "copiar" os diálogos entre policiais civis e militares, é a principal vantagem da nova estrutura de comunicação por meio do rádio digital.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas