Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Ifal encaminha ofício pedindo apoio da PM contra ameaças a novos alunos

'Mascarados' ameaçam fazer trote violento na recepção de turmas, que acontece de quarta a sexta-feira

A diretoria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) solicitou apoio da Polícia Militar para acompanhar a recepção das novas turmas que ingressam na entidade a partir de quarta-feira (13). O ofício foi encaminhado à 2ª Seção do Estado Maior Geral (EMG), endereçado ao major Marcos Ferreira de Lima.

O documento, assinado pela diretora Jeane Melo Agustinho, solicita a presença de uma viatura do Batalhão de Polícia Escolar (Bpesc) no entorno do campus Maceió nos dias 13, 14 e 15. O motivo seriam as ameaças que o Ifal vem sofrendo de alunos veteranos sobre a realização de um trote com os novos estudantes.

Leia também

"Reiteramos nosso pedido de envio de guarnições do Batalhão Escolar para garantir a recepção dos nossos novos alunos, menores de idade, uma vez que não podemos ou temos condições de protegê-los", diz no ofício a diretora, que, com o pedido, pretende inibir práticas violentas.

De acordo com Jeane, alguns veteranos não estariam dispostos a negociar outras formas de recepcionar os novatos. "Apesar de termos portaria que pune calouradas (trote) e normativos que tentam inibir sua prática dentro das instalações do campus, além de câmeras em áreas abertas, as ameaças já chegaram às ruas do entorno".

Até a manhã desta terça, porém, o comando do BPEsc ainda não havia recebido o ofício. Como o Ifal é uma entidade federal, a Polícia Militar só pode agir se for solicitada. "Só podemos adentrar se tivermos solicitação por parte da diretoria ou caso esteja acontecendo flagrante delito", afirma o comandante, tenente-coronel Francelino.

Ameaças

Em denúncia feita na segunda, a diretora do Ifal afirmou que alunos da instituição que se identificam como "mascarados" têm ameaçado novos estudantes do ensino médio com a realização de um trote violento durante o receptivo para as novas turmas. Até a próxima sexta-feira (15) são esperados aproximadamente 700 alunos.

"Já disseram que vai ter calourada e eu fico com medo por conta da violência que anunciam. Eles [estudante do ensino médio maiores de idade] são tão ousados que entraram em contato comigo para dizer que preparam um terrível trote, como eles chamam, para acontecer dentro ou fora da instituição".

No ano passado, um grupo de 22 estudantes promoveu um trote que levou duas jovens ao hospital. Elas foram atingidas por uma mistura identificada pelos agressores como "sangue do diabo", que continha hidróxido de amônia, etanol e fenolftafeína, segundo investigação feita pela direção.

Devido à situação, nove alunos foram expulsos da instituição no ano passado e outros dois devem sofrer a mesma punição nos próximos dias. A diretora informa que foi baixada uma portaria proibindo a realização de trote e, caso algum aluno descumpra a medida, será expulso sem a necessidade de abertura de processo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas