O Hospital Regional de Arapiraca Nossa Senhora do Bom Conselho, onde duas crianças foram trocadas na maternidade em 2022, emitiu uma nota à imprensa informando que está colaborando com as autoridades policiais, cedendo documentos que possam ajudar a Polícia Civil a elucidar como os dois bebês foram parar em famílias não biológicas.
O caso envolve duas famílias: uma de Craíbas e outra de São Sebastião, cidades do Agreste Alagoano, que ficam próximas a Arapiraca.
Leia também
A mãe de São Sebastião foi ao Hospital Regional de Arapiraca, em fevereiro de 2022, para dar à luz a duas crianças gêmeas do sexo masculino. E, no mesmo período, uma mulher de Craíbas também foi à mesma unidade de saúde para gestar um menino.
A partir de então, o destino das duas mães se cruzaram. Um dos gêmeos foi trocado e, em vez de ficar com a mulher de São Sebastião, foi parar nas mãos da mãe de Craíbas. E a terceira criança foi entregue à genitora dos gêmeos.
O caso só foi descoberto em 2024, quando a mãe viu um dos gêmeos em um vídeo nas redes sociais e percebeu que ele era idêntico ao filho que ela já criava.
Agora, as duas famílias tentam aproximar os meninos por meio de visitas periódicas.
O Hospital Regional de Arapiraca informou, em nota, que tem “total interesse” em elucidar o caso e que reafirma o compromisso da unidade de saúde com a técnica, a transparência e a segurança no atendimento.
Confira nota na íntegra:
O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, vem a público manifestar-se sobre a veiculação de informações relativas a uma suposta troca de bebês ocorrida em 2022 na maternidade desta instituição.
Desde sua fundação, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho tem como compromisso inalienável a qualidade e segurança dos serviços prestados à comunidade, com especial atenção à maternidade, um setor de extrema sensibilidade e relevância para as famílias que confiam em nosso trabalho.
A respeito dos fatos mencionados, informamos que já há uma investigação criminal em curso, conduzida pela Polícia Civil do Estado de Alagoas. Ressaltamos que os fatos investigados não ocorreram durante a gestão da atual diretoria do hospital. Estamos colaborando ativamente com as autoridades, fornecendo todas as informações e documentos necessários para o completo esclarecimento dos fatos.
Reiteramos que o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho tem total interesse na apuração e elucidação desse caso, reafirmando nosso compromisso com a ética, a transparência e a segurança no atendimento.
Estamos certos de que a investigação em andamento será capaz de trazer a verdade à tona, preservando os direitos das famílias envolvidas e assegurando a integridade dos serviços que prestamos à sociedade.
Seguimos à disposição para colaborar com as autoridades competentes e para quaisquer esclarecimentos adicionais necessários à busca pela verdade.