A Polícia Militar Ambiental encontrou, durante vistoria em uma residência no município de Emilianópolis, interior de São Paulo, 4,18 quilos de carne de capivara e uma pomba amargosa congelados no freezer. Todo o material foi recolhido e o dono da casa, um criador amadorista de aves, responderá criminalmente pelo ato.
O flagrante foi feito durante uma fiscalização de rotina no local nessa sexta-feira (22/11), uma vez que o morador, um homem de 33 anos, cria pássaros em casa. Não havia irregularidades relacionadas às aves que estavam em gaiolas, mas os policiais desconfiaram ao avistar um freezer vertical em um quarto externo do imóvel.
Leia também
Questionado, o criador disse que não havia carne de animais silvestres no eletrodoméstico, mas ao abri-lo os policiais encontraram uma pomba amargosa congelada e a carne de capivara.
Por fim, o homem acabou admitindo que matara a pomba recentemente. Sobre a capivara, disse que ganhou a carne de um conhecido. Ele foi multado em R$ 2.590 por ter em depósito produtos da fauna silvestre nativa sem autorização. Além da multa, ele responderá pelo crime na Polícia Civil.
As carnes foram apreendidas e, posteriormente, destinadas à vala sanitária.