Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Fiscal da Adeal facilitava distribuição de aves em transportes irregulares, diz delegado

Uma operação, no entanto, foi desencadeada na manhã de hoje, e sete pessoas foram presas suspeitas de praticar o crime

O delegado Gustavo Xavier informou, na tarde desta quinta-feira (8), que, durante investigação, ficou constatada a participação ativa de um fiscal da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) nas organizações criminosas suspeitas de vender e distribuir aves de maneira irregular em Alagoas e Pernambuco. Uma operação policial foi desencadeada na manhã de hoje e sete pessoas foram presas suspeitas de praticar o crime.

O fiscal, segundo Xavier, auxiliava os suspeitos no crime, facilitando, assim, a aquisição e distribuição de aves (frangos) em transportes irregulares, com ausência do cumprimento de requisitos sanitários e documentos necessários.

Leia também

O servidor do estado ainda não se apresentou à polícia, mas, segundo Xavier, autoridades policiais já mantiveram contato com o mesmo, a fim de facilitar a sua ida até a delegacia.

“Essa organização criminosa agia, inicialmente, lesando os cofres públicos, trazendo, posteriormente, prejuízos para a sociedade. Pois, no momento em que não há o recolhimento dos valores devidos, a sociedade deixa de ter investimento na Saúde, Educação e Segurança. Então, foram 14 mandados de prisão, onde efetuamos sete prisões. Também apreendemos um número elevado de armas e uma quantia estimada de, aproximadamente, R$ 500 mil”, frisou Xavier.

Por meio de nota, o Sindicato dos Servidores da Adeal informou que vai acompanhar o caso [confira a nota na íntegra abaixo].

A operação

Ao todo, foram expedidos 34 mandados pela 17ª Vara Criminal da Capital, sendo 14 de prisão e mais 20 de busca e apreensão. A operação é fruto de um trabalho investigativo da DEIC, realizado de maneira integrada com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).

As organizações criminosas seriam responsáveis, em tese, pela prática de condutas graves, como a aquisição e distribuição de aves (frangos) em transportes irregulares, com ausência do cumprimento de requisitos sanitários, sonegação fiscal, corrupção ativa e passiva, falsificação de documentos, comercialização irregular de aves impróprias para consumo e comercialização de armas de fogo.

Sete pessoas foram presas, sendo cinco em Alagoas e duas no município de Garanhuns, no interior de Pernambuco.

Confira a nota do Sinfeagro na íntegra:

O Sindicato dos Servidores da Fiscalização Estadual Agropecuária de Alagoas (Sinfeagro), representante oficial dos profissionais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), comunica que irá acompanhar toda a investigação acerca do fato que aconteceu na manhã desta quinta-feira (08/04), quando, em uma operação integrada das Polícias Civil e Militar, desencadeou a operação denominada de “Pirâmide Feudal”, no qual encontrou uma quantia em dinheiro na residência de um servidor da Adeal, no município de Ibateguara, durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão.

O sindicato faz questão de esclarecer que haverá apuração sobre o caso e todos os procedimentos ocorrerão junto à Adeal, que aguarda, neste momento, a comunicação oficial do Poder Judiciário para a tomada de providências administrativas.

O Sinfeagro destaca, ainda, que as ações da Polícia Militar e Polícia Civil tiveram contribuição efetiva dos servidores da Adeal, que trabalham arduamente, para combater a ilegalidade agropecuária em todo o estado, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas. Esta cooperação foi decisiva para desarticular as organizações criminosas que dividiam as tarefas para venda, compra e distribuição de aves com teórica sonegação de tributos devidos, graças à atuação dos fiscais agropecuários, que estão nas rodovias estaduais trabalhando diuturnamente.

Por fim, o Sindicato dos Servidores da Fiscalização Estadual Agropecuária de Alagoas reafirma o compromisso com os servidores da Adeal e preza pela valorização dos profissionais do órgão e pela divulgação dos serviços prestados pelos fiscais agropecuários, que executam as suas atividades com empenho e dedicação, garantindo a sanidade animal e vegetal, como também assegura a entrega de produtos de origem animal certificados e de qualidade à população.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas