
A proibição do estacionamento em trechos da orla da Ponta Verde, em Maceió, está causando prejuízos a comerciantes da região e levando à demissão de funcionários, segundo denúncia do vereador Rui Palmeira (PSD), feita nessa quarta-feira (19), na Câmara Municipal. Ele cobrou da Prefeitura de Maceió uma revisão da medida, que teria sido adotada sem amplo diálogo com moradores e empresários locais.
“A prefeitura, no ano passado, sem um diálogo preliminar com moradores e comerciantes, já muito próximo da alta temporada, proibiu o estacionamento. Primeiro, do lado do mar, do canteiro, e fez uma nova faixa verde que, no meu entendimento, é desnecessária, haja vista que já temos uma faixa verde mais larga, além do calçadão e do passeio no canteiro central”, afirmou Rui Palmeira.
Leia também
O vereador destacou que a mudança afetou diretamente os estabelecimentos comerciais, que registraram queda de até 50% no faturamento, levando à demissão de funcionários.
“Vários comerciantes da região estão tendo prejuízos. Alguns restaurantes tiveram redução de mais da metade no faturamento e, lamentavelmente, já há estabelecimentos demitindo funcionários”, alertou.
Palmeira também criticou a falta de alternativas para carga e descarga e o excesso de cones que dificultam o tráfego na região.
“Onde as pessoas paravam para fazer carga e descarga, para visitar moradores ou frequentar os restaurantes, hoje não se pode mais parar. E temos dezenas de cones impedindo o fluxo normal do trânsito. Ou seja, não fizeram uma coisa nem outra”, destacou o vereador.
O parlamentar fez um apelo à Prefeitura e ao Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) para que a decisão seja revista com urgência.
“Peço que a Prefeitura de Maceió reveja essa situação, que afeta restaurantes, salões, padarias, academias e tantos outros negócios. Caso contrário, continuaremos perdendo empregos naquela região”, finalizou Rui Palmeira.