Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Estado identifica e pede a transferência de 10 presos envolvidos com ameaças

Pedido será feito oficialmente hoje à Vara de Execuções Penais e ao Depen

O secretário de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), coronel Marcos Sérgio Freitas, informou àGazetawebque o Estado vai pedir a transferência, para presídio federal, de 10 reeducandos devidamente identificados como suspeitos de envolvimento em ameaças à cúpula da Segurança Pública de Alagoas.

Diretores do órgão se reuniram na manhã desta terça-feira (03) para discutir quais as medidas emergenciais seriam tomadas no sentido de agilizar os trâmites para a solicitação do remanejamento dos detentos.

Leia também

O setor de inteligência conseguiu nominar os presos que estão envolvidos diretamente na trama e a prioridade é tirá-los de Alagoas o mais rápido possível, conforme disse o secretário Marcos Sérgio.

O gestor explicou que o Estado vai seguir alguns passos até conseguir a transferência dos 10 reeeducandos. O primeiro deles é enviar um ofício (a ser feito ainda nesta terça-feira) ao juiz José Braga Neto, da Vara de Execuções Penais pedindo a autorização para isolamento dos presidiários. A alegação é a de que eles fazem parte de uma organização que planeja ataques à Segurança Pública.

A etapa seguinte, já com a autorização do juiz estadual em mãos, é oficiar ao Depen [Departamento Penitenciário Nacional] o pedido. Caberá ao órgão em Brasília averiguar a documentação, as razões apresentadas pelo Estado de Alagoas e conferir a disponibilidade das vagas em uma das quatro penitenciárias federais: Porto Velho, Mossoró (RN), Campo Grande e Catanduvas (PR).

Um juiz federal corregedor vai, então, liberar a transferência, de acordo com a disponibilidade do Depen.

AMEAÇAS

A Secretaria de Segurança Pública encontrou duas cartas em posse de Weverton  da Silva Moura, preso em uma ação integrada, no bairro do Clima Bom, na semana passada. Havia mandado de prisão contra ele, expedido pela 17ª Vara Criminal da Capital, privativa do combate ao crime organizado.

Os manuscritos tinham como destinatários duas pessoas, citadas apenas pelo apelido. Para "Aranha", Weverton dizia ser membro de uma facção criminosa e que tinha a intenção de "dar um abalo na SSP, atentando contra a vida do secretário Lima Júnior".

Já direcionando o foco para "Baixinho", o suspeito sugere a possibilidade de atear fogo em ônibus na parte alta da capital como forma de represália ao trabalho que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública.

NOTA DA SERIS

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informa que medidas preventivas foram intensificadas nos últimos dias para manter a ordem e disciplina dentro e fora dos presídios alagoanos.

O Estado não irá compactuar com desvios de conduta de criminosos que tentam desestabilizar a segurança pública e colocar a vida dos alagoanos em risco. Neste sentido, as autoridades da cúpula de segurança de Alagoas estão integradas para assegurar a paz e justiça.

Agentes penitenciários atuam diuturnamente no serviço de inteligência dos presídios e acompanham toda a movimentação dos apenados. Os que desobedecerem as leis e incitarem a violência serão transferidos para unidades federais.

"Os reeducandos identificados serão submetidos de imediato a um Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Além disso, a Seris abrirá um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD), que dependendo do resultado, poderá acarretar no aumento de pena dos custodiados", ressalta o secretário de Ressocialização, coronel Marcos Sérgio de Freitas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas