Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Diretora e carcereiro são detidos após 49 mortes em presídio no México

Funcionários são acusados de proteger réus e responsabilidade no motim

A diretora do presídio mexicano de Topo Chico em Nuevo León (norte), um delegado e um carcereiro foram detidos por suposta responsabilidade no motim de detentos que deixou 49 mortos em Monterrey - informou a Procuradoria local.

A Procuradoria Geral de Justiça de Nuevo León revelou que os funcionários protegiam alguns réus que exerciam o controle na instituição penal, entre eles Iván Hernández Cantú, conhecido como "El Credo", que tinha uma cela luxuosa e contava com regalias - entre elas, a de visitas femininas.

Leia também

A diretora de Topo Chico, Georgina Salzar Robles, e o delegado de Administração Penitenciária, Jesús Fernando Domínguez, foram detidos depois de serem acusados de "não respeitar as medidas de segurança no presídio", disse o procurador que investiga o episódio, Carlos Cruz de Hoyos, em entrevista coletiva no sábado.

O agente penitenciário José Reyes Hernández também foi detido sob suspeita de matar um dos réus, a tiros, durante a rebelião, ocorrida na madrugada de quinta-feira. Este foi o mais sangrento motim no país, nos últimos anos, e acendeu os alarmes das autoridades de Nuevo León diante da escalada da violência.

O delegado e a diretora são apontados como principais responsáveis pela rebelião, já que permitiam aos presos "perambular livremente de dia e de noite", afirmou o procurador, acrescentando que algumas celas sequer tinha cadeado.

Os responsáveis pela instituição também são acusados de "tráfico de drogas, cobrança de propina e de conceder privilégios a alguns", completou.

Enquanto a maioria dos presos vivia em condições bastante precárias, Hernández Cantú, por exemplo, "tinha cama king size, uma televisão de 50 polegadas e banheiro de luxo e, além disso, no momento do ataque uma mulher estava com ele", descreveu o procurador estadual Roberto Flores Treviño, que atribuiu as irregularidades à falta de pessoal de vigilância.

Autoridades de Nuevo León disseram que o sangrento confronto aconteceu por uma disputa pelo controle do presídio entre dois líderes rivais dos Zetas - Iván Hernández Cantú e Juan Pedro Zaldívar Farías, conhecido como "El Z-27". Farías estava há apenas dois meses nesta instituição.Em Topo Chico, a superlotação chega a 35%, com 3.800 detentos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas