Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Control C + Control V: Operação da PF investiga advogados suspeitos de fraudar processos da Previdência Social em AL

Aproximadamente 50 processos já foram identificados; equipes cumpriram 4 mandados de busca e apreensão

A Polícia Federal em Alagoas (PF/AL) deflagrou, nesta terça-feira (22), a Operação Control C + Control V, que deu cumprimento a 4 mandados de busca e apreensão deferidos pela 13° Vara Federal de Alagoas, no interesse de investigação criminal que tem como objetivo coibir fraudes contra a seguridade e previdência social. Advogados são investigados pela polícia na trama criminosa.

A investigação teve início há, aproximadamente, 2 meses, a partir de indícios do uso, por um advogado do estado de Alagoas, do mesmo conjunto documental (comprovantes de endereço e fotografias residenciais, via de regra) para instrução de processos movidos por autores diversos, inicialmente sempre patrocinados por um mesmo advogado.

Leia também

O objetivo era demonstrar a vivência da situação de miserabilidade, um dos pré-requisitos para obtenção de amparos sociais garantidos pela Lei Organização da Assistência Social - LOAS, bem como bular a regra territorial de competência jurisdicional de acordo com sua conveniência, além de outras fraudes.

A investigação sofreu ampliação para alcançar eventuais partícipes (dentre os quais outro advogado), que podem ter colaborado com as condutas sob investigação. Aproximadamente 50 processos eivados com as fraudes sob investigação já foram identificados, mas esse número ainda pode ser ampliado exponencialmente no decorrer das investigações, segundo informou a PF.

Os prejuízos causados ao erário ainda não foram consolidados e dependem de uma ampla revisão de todos os processos patrocinados pelos advogados envolvidos, que ficarão sem o direito de exercer a advocacia, por tempo indeterminado.

Ao todo 25 policiais federais foram mobilizados para a deflagração da operação, cujo nome faz referência às teclas de atalho utilizadas para copiar e colar em editores de texto, como exatamente faziam os investigados, valendo-se das mesmas fotos e comprovantes de residência em processos diversos.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas