Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Conselho dos Direitos Humanos aciona Corregedoria da PM para apurar abordagem e morte de sargento

Policiais do 5º e do 8º BPM, que participaram da ação na tentativa de conter Oleszko, relataram que a vítima tentou agredir a guarnição

Com detalhes da morte do sargento Alessandro Oleszko que ainda precisam ser esclarecidos, o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, promotor Magno Alexandre Moura, acionou a corregedoria da Polícia Militar, que se comprometeu abrir procedimento para investigar o caso. As informações são de que a vítima levou um tiro na perna durante surto psicótico, após tentar agredir os colegas de farda.

O 3º sargento atuava no 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e estava afastado das funções porque desenvolveu transtornos mentais. Na noite da última segunda-feira (11), policiais foram acionados ao município de Rio Largo, onde Oleszko parecia descontrolado.

Leia também

“Estive conversando com o corregedor da PM coronel Jefferson Clayton sobre o que ocorreu e ele informou sobre a abertura de procedimento para descobrir o que ocorreu naquele dia. É importante que a polícia passe a utilizar a câmera corporal, que vai ajudar na elucidação de casos. Alguns estados já estão fazendo uso desse equipamento e seria importante que Alagoas também aderisse”, explica o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos.

Policiais militares do 5º e do 8º BPM participaram da ação na tentativa de contê-lo e relataram que a vítima tentou agredir a guarnição, utilizando facas. Alessandro foi baleado na perna esquerda, chegou a ser socorrido ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu e morreu. “O que precisa ser esclarecido é porque foi necessário o uso de arma letal para conter o sargento. Não poderia ter sido feito de outra forma?”, questiona o promotor Magno Alexandre.

"O sargento insistiu na agressão, partiu novamente para cima dos militares, onde foi necessário efetuar dois disparos no chão de advertência. Em um terceiro momento em que o mesmo desobedeceu aos comandos gradativos doutrinários do uso diferenciado da força, para resguardar a integridade física dos militares, foi necessário efetuar um disparo na perna do mesmo para tentar contê-lo e encaminhá-lo para o hospital", informou o boletim da PM sobre a ocorrência.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas