
Levantamento da Polícia Federal (PF) aponta que, somente este ano, houve um aumento no número de cédulas falsas apreendidas em Alagoas, na comparação com 2023. Foram 517 notas em 2024, somando um valor total de R$ 12,1 mil. Já em 2023, foram 225.
A Polícia Federal orienta que as pessoas que utilizam dinheiro "vivo" devem ficar atentas às características das notas, especialmente a textura, além de outros itens de segurança.
Leia também
“Importante, também, observar se há repetição do número de série das cédulas quando houver pagamento com diversas notas de mesmo valor”, destacou a PF.
A reportagem questionou se é possível saber a origem do dinheiro falso que circula nas cidades alagoanas. “Em boa parte dos casos, é possível vincular as notas a um ponto de origem. No entanto, a Polícia Federal não divulga detalhes sobre suas ferramentas e técnicas de investigação”, respondeu a polícia.
Na semana passada, a PF em Alagoas prendeu em flagrante um jovem de 24 anos, logo após ele sair de uma agência dos Correios em Maceió, onde recebeu uma correspondência com R$ 10.040 em notas falsas. Ele responderá pelo crime de moeda falsa, cuja pena prevista é de reclusão, de três a doze anos, e multa.