Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Ação policial desarticula tráfico de drogas em AL, SP, PB e MG

Grupo movimentou nos últimos meses mais de R$ 7,5 milhões; sete pessoas foram presas

Uma operação deflagrada nesta quinta-feira (23), pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP), desarticulou uma organização criminosa que movimentou mais de R$ 7,5 milhões em drogas nos estados de Alagoas, Paraíba, Minas Gerais e São Paulo.

No total, foram expedidos 8 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão contra o grupo e, até o final da manhã desta quinta, sete pessoas tinham sido presas. Devido ao montante movimentado com a venda drogas, em especial a cocaína, a operação ganhou o nome de Escobar - uma referência ao traficante colombiano.

Os trabalhos investigativos que resultaram na ação policial de hoje foram realizados pela Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), da Polícia Civil de Alagoas, e duraram um ano, diante da complexidade da organização criminosa.

A investigação também apontou que o grupo atuava, também, com lavagem de capitais, sendo, inclusive, usada atividade pecuarista e "laranjas" para tentar mascarar a origem ilícita do dinheiro oriundo do comércio ilegal de entorpecentes.

O trabalho policial também comprovou que os fornecedores das drogas residem nos estados de São Paulo e Minas Gerais. De lá, eles enviavam os entorpecentes para serem distribuídos em Alagoas, nos municípios de Maceió, Boca da Mata, Satuba, Palmeira dos Índios, Rio Largo e Barra de São Miguel. A droga também era enviada para a cidade de Caaporã, na Paraíba.

Artigos Relacionados

Outro ponto a se destacar é que o principal líder da organização criminosa em Alagoas já foi preso em operação do Ministério Público do Estado (MPE/AL), no ano de 2014. À época, foi apreendido um veículo de luxo, além de uma arma de fogo e 130 kg de maconha.

Com base nas provas técnicas produzidas pela investigação, a DEIC realizou a representação dos mandados de busca e apreensão, prisão preventiva e sequestro de bens, que foram expedidos pela Justiça alagoana, por meio da 17ª Vara Criminal da Capital.

A operação mobilizou mais de 150 policiais nos quatro estados onde ocorre a ação. Em Alagoas, são cumpridos sete mandados de prisão e 17 de busca e apreensão em Maceió, Boca da Mata, Ibateguara, Satuba, Rio Largo e Palmeira dos Índios.

Em São Paulo, são cumpridos oito mandados de busca e apreensão e um de prisão; em Minas Gerais, dois mandados de busca e apreensão, e, na Paraíba, um mandado de busca e apreensão.

Até o momento, sete pessoas foram presas. Em Alagoas, foram presas quatro pessoas na capital e uma em Boca da Mata. Em São Paulo, houve uma prisão e, em Minas Gerais, uma mulher foi presa em flagrante com documentos falsos.

Também foram apreendidos três carros e uma moto em Alagoas, dois carros na cidade paulista de Ribeirão Preto, bem como apreendidas escrituras de imóveis em Alagoas; será solicitado ao Judiciário o perdimento em favor do Estado.

A Operação Escobar contou com a atuação de policiais de todos os estados onde os cumprimentos dos mandados ocorreram.

Com assessoria*

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas