
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou nesta terça-feira (18/3) seu apoio à proposta dos Estados Unidos de interromper os ataques à infraestrutura energética russa. Contudo, ele alertou que a Rússia estaria tentando atrasar as negociações lideradas pelos EUA e enfraquecer Kiev ao fazer novas exigências.
A declaração de Zelensky ocorreu após a Casa Branca anunciar que o presidente russo, Vladimir Putin, concordou com a proposta do presidente dos EUA, Donald Trump, de uma paralisação de 30 dias nos ataques à infraestrutura energética ucraniana. Putin e Trump conversaram por telefone na manhã desta terça-feira, discutindo a iniciativa.
Leia também
Desde a invasão em grande escala de fevereiro de 2022, a Ucrânia tem utilizado drones de longo alcance para atacar infraestruturas petrolíferas russas, como refinarias, visando prejudicar seu adversário. Em resposta, a Rússia lançou mísseis e drones contra usinas de energia ucranianas, causando apagões em larga escala e, mais recentemente, atingindo locais de produção de gás natural.
Saiba mais no site Metrópoles, clicando aqui.