Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Vulnerabilidades colocam usuários de Windows e Chrome em risco

Uma das armadilhas consegue executar comandos no navegador, enquanto a outra permite obter privilégios de administrador para afetar as novas versões do Windows 10, mas ambas são apenas a forma de entrada de agentes maliciosos

Uma série de ataques direcionados contra várias empresas, todos realizados pelo Google Chrome e relacionados ao Windows, foi descoberta por especialistas da Kaspersky em abril, de acordo com comunicado emitido nesta quarta-feira (09). As ameaças permitem que invasores comprometam redes e permaneçam invisíveis.

Uma das armadilhas consegue executar comandos no navegador, enquanto a outra permite obter privilégios de administrador para afetar as novas versões do Windows 10, mas ambas são apenas a forma de entrada de agentes maliciosos. Depois disso, a abordagem conta com uma fase de preparação e a instalação de dois executáveis que se passam como arquivos legítimos do sistema.

Leia também

Dentre as funcionalidades desses malwares estão as capacidades de baixar e fazer upload de arquivos, de criar de processos, de colocar-se em suspensão por um determinado tempo e de efetuar sua autoexclusão no sistema infectado. Como não há evidências de conexões com movimentos conhecidos, a Kaspersky batizou os responsáveis pela ação de PuzzleMaker.

"Embora esses ataques sejam altamente direcionados, ainda precisamos associá-los a algum grupo especializado. Por isso o apelidamos de 'PuzzleMaker' e vamos monitorar de perto suas atividades e novos insights sobre o grupo", explica Boris Larin, pesquisador sênior em segurança.

Atualize seu Windows

Usuários e usuárias precisam atualizar seus sistemas operacionais com o Patch Tuesday, pacote de atualizações do Windows 10 lançado também na última quarta, pois a Microsoft implementou as correções necessárias para proteger o público.

"No geral, temos observado várias ondas de atividade maliciosas usando exploits desconhecidos (zero-day). Trata-se de um lembrete de que as vulnerabilidades continuam sendo um método eficaz de infecção. Agora que essas vulnerabilidades foram corrigidas e tornaram-se públicas, é possível que haja um aumento em seu uso por outros grupos", alerta Larin.

"Em outras palavras, é importantíssimo que as empresas instalem essas correções o mais rápido possível", finaliza o pesquisador.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas