Vídeo: carro voador é aprovado na Europa e recebe certificação

Veículo criado na Eslováquia funciona com combustível normal e pode viajar até mil quilômetros no ar, segundo seu criador

Criado na Eslováquia, o AirCar, carro que se transforma em avião, foi aprovado depois de 70 horas em testes de voos e mais de 200 decolagens e aterrisagens. O veículo recebeu o Certificado de Aeronavegabilidade da autoridade de transporte local.

O carro é integrado por um motor BMW que opera por gasolina comum e necessita de 2 minutos e 15 segundos para se tornar, de fato, uma aeronave. Ele requer pista de decolagem e aterrissagem própria por não ser capaz de pousar verticalmente. O AirCar tem capacidade para duas pessoas, com um limite de peso total de 200 kg.

Confira o modelo em movimento no vídeo abaixo:

A empresa responsável pelo projeto, Klein Vision, assegurou que os testes realizados seguem os padrões da Ease (Agência Europeia de Segurança da Aviação).

“Os desafiadores testes incluíram série de manobras de voo e desempenho e demonstraram uma surpreendente estabilidade estática e dinâmica no modo de aeronave.”

“Foi necessária uma equipe de oito especialistas extremamente competentes e mais de 100 mil horas de trabalho para converter o esboço do design em modelos matemáticos aplicáveis”, afirmou a Klein Vision, destacando que todo o esforço valeu a pena. “O certificado do AirCar abre a porta para a produção em massa de carros voadores eficientes. É oficial e também a confirmação final de que nossa habilidade em viagens de distâncias médias mudou para sempre.”