Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Veja pistas que ajudaram a encontrar crianças colombianas na floresta

Quatro irmãos estavam desaparecidos desde o início de maio, após queda de avião; crianças foram resgatadas na sexta-feira (9/6)

Forças de segurança da Colômbia encontraram na sexta-feira (9/6) os quatro irmãos que estavam desaparecidos havia 40 dias na Floresta Amazônica após a queda de um avião. As vítimas são crianças indígenas e têm idade entre um e 13 anos.

Pistas deixadas pelas crianças auxiliaram as autoridades a encontrá-las. No fim de maio, as forças militares da Colômbia encontraram uma pegada em meio à floresta.

Leia também

Os militares acreditam que o rastro pertence à irmã mais velha das crianças, Lesly Jacobombabire Mucutuy, 13 anos. Próximo às pegadas, o grupo localizou restos de frutos, provavelmente consumidos pelos desaparecidos.

Antes de encontrar a pegada, as autoridades já haviam registrado outros sinais de que as crianças estavam vivas. Os militares identificaram uma mamadeira que provavelmente pertencia ao irmão mais novo do grupo, Cristin Neriman, de apenas 1 ano.

A equipe também se deparou com um abrigo improvisado de paus e pedras, e com objetos como uma tesoura e fitas de cabelo.

Entenda o caso

O avião com os quatro irmãos caiu na Floresta Amazônica colombiana em 1º de maio, depois de dar sinais de problemas mecânicos. O piloto da aeronave chegou a reportar problemas no voo, mas desapareceu dos radares logo em seguida.

A perícia encontrou três corpos de adultos mortos no local do acidente, entre eles o da mãe das crianças desaparecidas. Outra vítima era líder da comunidade indígena dos irmãos procurados, que pertencem à etnia Huitoto.

Desde o início das operações, mais de 60 membros das Forças Armadas foram mobilizados na procura. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, chegou a divulgar precipitadamente que as crianças haviam sido encontradas depois de uma comunicação instável por satélite com comunidades locais, mas a informação foi desmentida pelas equipes de busca.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas