Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Variante Delta provoca retorno de milhões de chineses ao confinamento

País, onde a pandemia já estava controlada, vive novo surto relacionado à mutação mais contagiosa do coronavírus

A China tenta conter seu maior surto de coronavírus em meses, que foi provocado pela rápida disseminação da variante Delta. Para tentar evitar um retrocesso no controle da pandemia de Covid-19, milhões de chineses voltaram ao confinamento nesta segunda-feira (02). Além do lockdown, o país também intensificou a testagem em massa e restringiu viagens.

Com 55 novos casos de coronavírus transmitidos localmente, o país enfrenta um surto provocado pela variante Delta, mais contagiosa e de rápida disseminação e que atinge mais de 20 cidades em diferentes províncias. Os governos locais, incluindo o de Pequim, já testaram milhões de residentes, enquanto isolam complexos residenciais e colocam pessoas que tiveram contato com infectados em quarentena.

Leia também

Na província de Hunan, a cidade Zhuzhou ordenou o confinamento de mais de 1,2 milhão de moradores em suas casas pelos próximos três dias, enquanto uma campanha de vacinação e de testes é realizada, de acordo com um comunicado oficial. “A situação ainda é sombria e complicada”, afirmou o governo de Zhuzhou, segundo informações da Agência RFI.

O novo surto acontece no momento em que algumas cidades, como Pequim, já comemoravam o fato de terem reduzido os casos domésticos de Covid-19 a praticamente zero desde que o coronavírus surgiu pela primeira vez em Wuhan, no final de 2019. O controle da pandemia já permitia uma forte recuperação econômica no país.

Para evitar a disseminação do vírus, Pequim bloqueou a entrada de turistas na cidade durante as férias de verão. No domingo (1/8), autoridades pediram aos moradores “que não saiam de Pequim a menos que seja essencial”. O distrito de Changping, na capital, confinou 41 mil pessoas em nove comunidades na semana passada.

Novos casos também foram relatados nesta segunda-feira no popular destino turístico de Hainan, assim como na província de Henan, recentemente devastada por enchentes.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas