Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Ucrânia transmite derrubada de estátua de Lênin ao vivo no YouTube

Diversas tentativas foram feitas antes, mas só agora a estátua foi tirada

Os esforços exaustivos para derrubar o maior monumento a Vladimir Lênin remanescente na Ucrânia tiveram resultado nesta quinta-feira (17), quando operários retiraram uma estátua do ex-líder soviético de sua base em Zaporizhia, no sudeste ucraniano.

Desde que uma revolta pró-Ocidente resultou na saída do presidente apoiado pela Rússia Viktor Yanukovich em 2014, a Ucrânia aprovou leis para romper os laços da ex-república soviética com seu passado comunista - medida que alguns criticaram como uma tentativa de apagar a história.

Leia também

Quase mil estátuas de Lênin foram removidas desde que os manifestantes antigoverno derrubaram um monumento dele em Kiev no final de 2013, mas a imagem de 20 metros de Zaporizhzhya vinha resistindo a diversas tentativas de remoção.

"Seria fácil demoli-la: coloque um explosivo, estoure ela e tudo o mais, mas tirá-la cuidadosamente e transportá-la para um depósito de estátuas totalitárias exige mais cuidado", disse a porta-voz da prefeitura local.

Uma câmera transmitindo imagens ao vivo pelo YouTube da remoção da estátua atraiu milhares de visualizações.

Os comentários no vídeo destacaram o quão polarizada a região se tornou a partir do levante de 2013-2014, com a anexação russa da península da Crimeia e o conflito separatista pró-Rússia, que já matou mais de 9 mil pessoas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas