Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Turquia autoriza uso emergencial da CoronaVac

O ministro da Saúde foi vacinado em uma transmissão ao vivo logo após o anúncio da aprovação

A agência oficial de medicamentos e dispositivos médicos da Turquia concedeu autorização de uso emergencial para a vacina chinesa CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac, informou a agência de notícias estatal Anadolu na quarta-feira (13).

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse no começo desta semana que a vacinação começará na quinta ou sexta-feira, depois que a Turquia receber 3 milhões de doses, de um total de 50 milhões, compradas da vacina contra a Covid-19.

Leia também

O ministro da Saúde do país, Fahrettin Koca, afirmou que a vacinação dos profissionais de saúde começa na quinta-feira.

Pouco depois de falar com a imprensa, o próprio Koca recebeu uma injeção durante uma transmissão ao vivo. Logo depois, o conselho científico da Turquia foi vacinado.

No mês passado, pesquisadores turcos afirmaram que a eficiência da CoronaVac era de 91,25%.

Campanha na Indonésia

Outro país da Ásia, a Indonésia, iniciou a campanha de vacinação com a CoronaVac. O presidente do país, Joko Widodo, recebeu a primeira dose do imunizante.

No Brasil, onde foi submetida a ensaio clínico, a CoronaVac registrou 50,38% de eficácia global nos testes realizados, de acordo com dados divulgados na terça-feira (12) pelo Instituto Butantan, parceiro do Sinovac.

O índice de eficácia global aponta a capacidade do imunizante de proteger em todos os casos - sejam eles leves, moderados ou graves. O número mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e também pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de 50%.

Depois da notícia brasileira

A Malásia informou nesta quarta-feira que só seguirá em frente com a compra se a vacina cumprir os padrões de segurança e eficácia dos reguladores locais.

Na terça-feira, a Pharmaniaga Bhd, da Malásia, assinou um acordo com a Sinovac para comprar 14 milhões de doses da CoronaVac e, posteriormente, fabricá-la no mercado interno.

Singapura, o único país de alta renda com o qual a Sinovac fechou acordo, disse que vai analisar os dados oficiais quando a Sinovac os divulgar, em vez de depender da eficácia relatada até agora, para então decidir se irá aprovar a vacina.

A Tailândia, que encomendou 2 milhões de doses da CoronaVac, afirmou que ainda está a caminho de receber e aplicar a vacina a partir do próximo mês, mas acrescentou que pedirá informações diretamente à Sinovac.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas