Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Trio leva prêmio Nobel de Química por avanços no tratamento do câncer

Carolyn R. Bertozzi, Morten Meldal e K. Barry Sharpless promoveram avanços nas químicas do clique e bio-ortogonal

A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou, nesta quarta-feira (5/10), que os cientistas Carolyn R. Bertozzi, Morten Meldal e K. Barry Sharpless são os ganhadores do Prêmio Nobel 2022 em Química. Eles foram escolhidos pelo desenvolvimento dos trabalhos química do clique e bio-ortogonal.

“A química do clique é utilizada no desenvolvimento de produtos farmacêuticos, para mapear o DNA e criar materiais mais adequados a essa finalidade. Usando reações bio-ortogonais, os pesquisadores melhoraram o direcionamento de fármacos contra o câncer”, explicou a academia.

Leia também

Os trabalhos selecionados “levaram a uma revolução na forma como os químicos pensam sobre a ligação de moléculas”, ao “trabalhar com o que é fácil e simples”, segundo Johan Aqvist, presidente do comitê de química.

Bertozzi é a oitava mulher a receber o prêmio. A criação dela “levou a química de cliques a uma nova dimensão, após ser utilizada em organismos vivos. Suas reações bioortogonais ocorrem sem interromper a química normal da célula”, explicou a Academia, ao apresentar os vencedores nas redes sociais.

A química e professora de Stanford enfatizou a importância da terapia de cliques na medicina e na “entrega de remédios”, que envolve “desenvolvimento da química dentro de pacientes vivos para garantir que aos fármacos cheguem ao lugar certo e não ao lugar errado”.

Quinto cientista a ser homenageado com dois Nobel, o especialista Sharpless trabalhou com o parceiro Medal “para lançar as bases de uma forma funcional de química – a química do clique – na qual os blocos de construção molecular se encaixam de forma rápida e eficiente”.

O comitê também comentou, em nota, como é raro os cientistas ganharem dois prêmios Nobel, observando que Marie Curie foi uma das poucas a coquistar o feito. Sharpless recebeu o prêmio de química em 2001 por seu trabalho em “reações de oxidação catalisada quiralmente”.

Nobel de Química de 2021

O alemão Benjamin List e o britânico David W.C. MacMillan foram os ganhadores do Prêmio Nobel 2021 em Química.

A dupla desenvolveu uma ferramenta de construção de moléculas, que foi batizada de organocatálise. “Isso teve um grande impacto na pesquisa farmacêutica e tornou a química mais verde”, informou a academia, em nota à imprensa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas