Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Traficante mexicano El Chapo é recapturado após fuga por túnel

Presidente Peña Nieto divulgou detenção no Twitter. Líder do cartel de Sinaloa teve fuga espetacular da prisão no ano passado

O traficante mexicano Joaquín 'El Chapo' Guzmán, chefe do Cartel de Sinaloa, que fugiu da prisão em julho, foi recapturado, divulgou nesta sexta-feira (8) em sua conta no Twitter o presidente mexicano Enrique Peña Nieto. "Missão cumprida: nós o temos. Quero informar aos mexicanos que Joaquín Guzman Loera foi detido", diz a mensagem do mandatário.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

Já listado na relação de bilionários da revista "Forbes", El Chapo é um dos principais líderes criminosos do mundo, e o seu cartel já traficou bilhões de dólares em cocaína, maconha e metanfetaminas para os Estados Unidos, além de travar batalhas com outras gangues mexicanas.

Leia também

O criminoso deve enfrentar uma extradição rápida para os Estados Unidos. Depois de ser criticado por não extraditá-lo da última vez, o gabinete do procurador-geral mexicano afirmou em julho que havia aprovado uma ordem para extraditá-lo para o norte da fronteira. Ele é procurado pelos EUA por várias acusações criminais, incluindo tráfico de cocaína e lavagem de dinheiro.

No motel
A detenção aconteceu num motel localizado nos arredores da cidade de Los Mochis, no noroeste do México, onde tinha se refugiado para escapar de uma operação das forças armadas iniciada após uma denúncia, detalharam à Agência Efe fontes policiais.

Shorts Youtube
Play
Luciano exalta Paulo por duplicações e diz que obras fortalecem Arapiraca: "Muito obrigado”

Luciano exalta Paulo por duplicações e diz que obras fortalecem Arapiraca: "Muito obrigado”

Play
Arthur estreia no guia e diz que Senado de Alagoas “está devendo aos alagoanos”

Arthur estreia no guia e diz que Senado de Alagoas “está devendo aos alagoanos”

Play
Dr. Wanderley estreia no guia com juramento: “Entrarei no Senado de mãos dadas com o povo”

Dr. Wanderley estreia no guia com juramento: “Entrarei no Senado de mãos dadas com o povo”

Play
Marina estreia no guia com JHC, família e fé no centro da campanha

Marina estreia no guia com JHC, família e fé no centro da campanha

Play
Renan estreia no guia defendendo experiência: “Maturidade não se improvisa”

Renan estreia no guia defendendo experiência: “Maturidade não se improvisa”

Segundo essas fontes, El Chapo conseguiu fugir pelo sistema de esgoto de uma casa localizada no bairro de Scally junto com Orso Ivan Gastelum Cruz, líder do cartel no norte de Sinaloa, após intenso tiroteio com as forças de segurança mexicanas que terminou com cinco criminosos mortos, seis detidos e um militar ferido.

Pelo esgoto
Os dois percorreram um trecho pelos esgotos e em algum ponto se apoderaram de um veículo e chegaram até o motel, onde horas depois foram capturados em uma operação iniciada pela Marinha por via terrestre e aérea a partir de uma denúncia.

O líder criminoso fugiu em julho da prisão de segurança máxima Altiplano por meio de um túnel de 1,5 km de extensão, num caso que ganhou destaque na imprensa mundial.

Pouco antes de fugir, ele estava em uma cela solitária e a câmera de segurança registrou como ele foi até a área do chuveiro, voltou para a cama, calçou os sapatos, voltou para o chuveiro e sumiu. Mesmo sendo monitorado, sua ausência só foi percebida 18 minutos depois.

El Chapo entrou em um túnel cavado bem embaixo de sua cela que dava em uma casa em reforma nas redondezas do presídio de segurança máxima, próximo à Cidade do México.

Desde que ele escapou, as forças federais mexicanas vinham vigiando diversos pontos de Sinaloa, concentrando suas buscas na região do "Triângulo Dourado", entre os estados de Sinaloa, Durango e Chihuahua, um local encravado na Sierra Madre Ocidental, de muito difícil acesso.

A suspeita era de que El Chapo se refugiara nessa região. Foi nesse local que, segundo o governo mexicano, Guzmán ficou ferido em uma das pernas e no rosto em meados de outubro durante uma "fuga precipitada" das forças de segurança.

Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) se declarou nesta sexta-feira "extremamente satisfeita" com o anúncio da captura do narcotraficante e felicitou o governo do México pela operação.

Tags

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas