Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Torre de igreja ressurge após reservatório secar na Espanha

Há meses chuvas estão abaixo da média na Catalunha, região nordeste do país, e situação deve piorar com início da primavera no hemisfério norte

Uma igreja ressurgiu na vila de San Roman, na Catalunha, nordeste da Espanha, por conta da seca que afeta a região — há 36 meses as chuvas estão abaixo da média. A construção fica no reservatório de Sau, que tem seu menor volume de água desde 1990.

A situação, no entanto, não deve melhorar tão cedo, segundo a Agencia Estatal de Meteorologia (Aemet).

Leia também

A primavera de 2023, que começa nesta segunda-feira (20) no hemisfério norte, terá clima mais seco e quente do que o normal ao longo da costa nordeste do Mediterrâneo, que inclui a Catalunha. Como resultado, os riscos de incêndios florestais aumentam, mesmo com chuvas em outras partes do território espanhol.

Ele apontou as mudanças climáticas como um dos principais fatores. “As ondas de calor nesta área geográfica do planeta são mais frequentes, estão aumentando com mais frequência do que em outras regiões”, afirmou.

A seca na Espanha, medida em 12 meses, não é pior do que em 2017, 2012 e 2005. Mas o nível médio de água nos reservatórios da Catalunha é de apenas 27%, ligeiramente acima do nível em partes da região sul da Andaluzia.

No início de março, após 25 meses sem chuvas significativas, o governo catalão pediu para a maioria de seus sete milhões de habitantes reduzir o uso de água em 8% em casa, 15% na indústria e 40% na agricultura.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas