Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Terremoto de magnitude 8,2 atinge a costa do Alasca e gera alerta de tsunami

Não há registro de danos graves ou de feridos até o momento

Um tremor de magnitude 8,2 - considerado valor muito alto - atingiu a costa do Alasca, estado pertencente aos Estados Unidos, na madrugada desta quinta-feira (29). Autoridades americanas emitiram um alerta de tsunami.

Até a última atualização desta reportagem, não havia dados sobre feridos ou vítimas - o epicentro estava próximo a áreas muito pouco habitadas da região. Autoridades do Havaí estão em atenção caso o alerta se estenda ao arquipélago.

Leia também

Outros países também estão observando se há risco, inclusive Japão e Nova Zelândia. O Canadá também aguarda saber a gravidade do possível tsunami.

Segundo o USGS, observatório sismológico dos EUA, houve ao menos outros dois tremores secundários, um deles com magnitude superior a 6, valor que também costuma causar estragos em regiões mais habitadas.

A situação mais preocupante é com a pequena cidade de Perryville, a apenas 91 km do epicentro. A maior cidade do estado, Anchorage, também poderia ser afetada pelas ondas.

O Alasca sofreu em 1964 o mais forte terremoto de sua história: um tremor de magnitude 9,2, que deixou mais de 250 mortos pela destruição.

A alta atividade sísmica da região está relacionada com o Cinturão de Fogo do Pacífico: uma área de encontro de placas tectônicas que afeta praticamente toda a costa do oceano.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas