Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Terremoto de magnitude 7,6 atinge várias ilhas no mar do Caribe

Abalo sísmico aconteceu no fim da tarde de sábado, pelo horário local, no meio do mar do Caribe


			
				Terremoto de magnitude 7,6 atinge várias ilhas no mar do Caribe
Palmeiras caídas em praia em Granada, país do Caribe, após passagem de furacão Beryl, em 2 de julho de 2024. Haron Forteau/ AP

Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu o mar do Caribe ao sul das Ilhas Cayman no sábado (8), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), informou a agência de notícias Associated Press (AP).

Diversas ilhas e países pediram para que as pessoas próximas à área costeira se deslocassem para o interior. Os alertas de tsunami, no entanto, foram suspensos pelas autoridades.

Leia também

O terremoto aconteceu às 18h23, pelo horário local, no meio do mar e teve uma profundidade de 10 quilômetros, segundo o USGS. O epicentro foi localizado a 209 quilômetros ao sul de George Town, nas Ilhas Cayman.

O Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos EUA afirmou que não havia alerta de tsunami para o território continental dos Estados Unidos, mas emitiu um aviso de tsunami para Porto Rico e as Ilhas Virgens Americanas, que foi posteriormente cancelado.

A gestão de riscos das Ilhas Cayman pediu aos moradores próximos à costa que se deslocassem para o interior e para áreas mais altas, alertando que eram esperadas ondas de 0,3 a 1 metro de altura. O governo das Ilhas Cayman mais tarde emitiu um comunicado de "tudo limpo" em sua página no Facebook.

A governadora de Porto Rico, Jenniffer González Colón, disse em um comunicado que estava em contato com as agências de emergência após o aviso de tsunami, mas não recomendou que ninguém deixasse a costa.

O disparo de alarmes na região noroeste de Porto Rico fez com que as pessoas saíssem das áreas costeiras e causou tráfego intenso, segundo a mídia local.

O governo da República Dominicana também emitiu um alerta de tsunami e recomendou que os moradores da costa se deslocassem para áreas altas "acima de 20 metros de altitude e a 2 quilômetros do interior". Mas o alerta também foi cancelado.

As autoridades de Honduras informaram que não havia relatos de danos, mas pediram que seus moradores ficassem afastados das praias. Já o governo de Cuba pediu que as pessoas deixassem as áreas à beira-mar.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica do governo dos EUA (NOAA) afirmou que "ondas de tsunami com alturas de 1 a 3 metros acima do nível da maré são possíveis em algumas costas de Cuba."

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X