Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Talibã anuncia reintrodução de execuções e amputações no Afeganistão

As punições severas feitas pelo grupo fundamentalista se tornaram um dos símbolos do seu primeiro governo no país

O grupo fundamentalista islâmico Talibã, pouco mais de um mês após retomar o poder, afirmou que vai reintroduzir execuções e amputações de membros de criminosos, ato que virou um dos símbolos do seu primeiro governo no Afeganistão, durante o período de 1996 a 2001.

De acordo com a Folha de S.Paulo, a informação foi dada pelo mulá Nooruddin Turabi, um dos líderes talibãs mais influente no assunto sobre a administração de sua visão peculiar de justiça, feita a partir da leitura literal da lei islâmica tradicional, a sharia.

Leia também

Segundo Turabi, “todos nos criticavam pelas punições no estádio [Nacional de Futebol, em Cabul], nós nunca dissemos nada sobre as leis dos outros e suas punições. Nós vamos fazer nossas leis a partir do Alcorão”.

O mulá também afirmou que “cortar mãos é muito necessário para a segurança”.

Como chefe do sistema prisional do país, ele pondera que as medidas determinadas funcionam para desencorajar criminosos de agir. Turabi relata que está estudando como as punições serão aplicadas: em público, como acontecia no passado, ou de outra maneira.

Punições anteriores

Em sua primeira passagem pelo poder, o Talibã contou com Nooruddin Turabi como ministro da Justiças e chefe do Ministério da Promoção da Virtude e da Prevenção do Vício. Essa pasta impediu mulheres de saírem de casa sem a burca, trabalhar, estudar e acessar serviços públicos livremente. Além disso, também obrigou homens a deixar a barba crescer.

As punições aconteciam junto à mesquita Eid Gah ou no Estádio Nacional, os dois locais no centro de Cabul. As penalidades variavam de acordo com o crime. Ladrões, por exemplo, perdiam a mão direita e podiam perder um dos pés se atacassem comboios em estradas.

Quando o grupo fundamentalista foi expulso do poder pelos Estados Unidos, uma vez que abrigaram os terroristas que planejaram os ataques do 11 de setembro, o estádio voltou a sua rotina de jogos de futebol.

Governo moderado

O anúncio sobre a volta de punições mais severas vai contra aqueles que acreditam que o Talibã, que assumiu o controle do Afeganistão no dia 15 de agosto, pode ser mais moderado, a fim de buscar por reconhecimento e recursos externos.

Turabi, entretanto, afirmou que mulheres poderiam ser juízes sob o novo governo, mas somente se seguirem os preceitos islâmicos adotados pelo grupo. Além disso, diferentemente do regime de 1996, ele declarou que o Talibã também permitirá a existência livre de canais de TV, venda de telefones celulares e circulação de fotografias.

Consciente de que todo soldado do grupo é visto com um aparelho celular em mãos e talvez buscando uma modernidade para esse governo, Nooruddin Turabi disse que essas são “necessidades do povo”.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas