Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Rússia investiga suposto vazamento no Ártico que deixou rio vermelho

Fotos das águas do Daldykan com cor de sangue circulam pelas redes sociais

Por que as águas de um rio na região do Ártico, na Rússia, se tornou vermelho de um dia para o outro? Esta é a pergunta que o governo local está tentando responder. Por enquanto, todas as suspeitas caem sobre um complexo industrial localizado bem próximo.

As fotos do rio Daldykan, com cor de sangue, estão circulando pelas redes sociais e gerando repercussão em toda a imprensa russa. De acordo com um jornal estatal chamado "Rossiiskaya Gazeta", o vazamento em uma tubulação que transporta detritos com alta concentração de cobre e níquel pode ser a razão do desastre.

Leia também

O Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais da Rússia ordenou uma apuração sobre a situação. De acordo com a emissora britânica BBC, o complexo industrial Norilsk Nickel, cujo presidente é o bilionário Vladimir Potanin, é o maior produtor de niquel e paládio do mundo. Seus grandes fornos foram construídos na Pensínsula Taimyer, na Sibéria, ainda na época da União Soviética (URSS).

O grupo tem uma instalação perto do Daldykan river, mas, segundo reportagens publicadas pela imprensa local, os representantes da companhia dizem não ter ciência sobre nenhum vazamento. De acordo com a agência de notícias estatal RIA Novosti, a empresa alega ainda que "a cor do rio hoje (quarta) não é diferente do normal". Mesmo assim, a firma estaria temporariamente reduzindo operações enquanto monitora a situação.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas