Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Rússia adere ao Consenso de Genebra, grupo que agora reúne 36 países

Agora são 36 os países-membros do documento que promove a saúde e o bem-estar da mulher e os alia a ações pró-vida

Representantes dos países signatários do Consenso de Genebra, documento em que se posicionam contrários à adoção de leis internacionais pró-aborto e em favor da proteção da mulher, reuniram-se nesta quarta-feira (3), na sede da Missão do Brasil em Genebra (Suíça), para celebrarem um ano da assinatura da declaração. Na ocasião, foi comemorada a adesão da Rússia. O grupo agora reúne 36 países em prol da defesa da vida.

A reunião contou com a presença de representantes da Arábia Saudita, do Omã, da Hungria, da Líbia, da Polônia, da Guatemala, dos Emirados Árabes Unidos, da Uganda, da Gâmbia, da República Democrática do Congo e do Iraque. Cabo Verde também acompanhou o evento, como observador. A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou que uma das metas para o próximo ano é fazer com que outros países se unam à iniciativa.

Leia também

“É uma honra ser parceira dos países de vocês nessa jornada. Temos muito orgulho. Queremos que, no futuro, nosso filhos e netos olhem para este momento e celebrem o fato de que tivemos coragem de dizer 'não' à morte de tantas crianças e de cuidar, de fato, das mulheres”, afirmou a ministra.

A celebração teve até bolo de aniversário e canto de parabéns em cada uma das línguas dos países representados. Em seus discursos, os representantes diplomáticos alertaram que a promoção do aborto como política pública vai contra os valores por eles defendidos e que deixam marcas, nas mulheres, que ficarão para toda uma vida.

“Essa declaração vê a saúde da mulher de forma completa, com ações de efetiva equidade. E, além disso, temos neste acordo a previsão do respeito a valores que fortalecem os vínculos familiares. Esta é uma declaração, acima de tudo, de direitos humanos”, explicou a secretária nacional da Família, Angela Gandra.

Nesta quinta-feira (4), as nações signatárias voltam a se reunir, desta vez em evento oficial, na sede das Nações Unidas da cidade suíça, às 15h no horário local (11h no horário de Brasília).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas