Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Reino Unido oferece receber quase metade da população de Hong Kong

Premiê diz que lei de segurança da China ameaça cidadãos, e Pequim reclama de interferência

Hong Kong deixa de exigir teste de Covid para viajantes internacionais
Hong Kong deixa de exigir teste de Covid para viajantes internacionais | Foto: Divulgação

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou que pretende oferecer a possibilidade de morar no Reino Unido a quase metade da população de Hong Kong.

Ele considera o contingente sob risco após a China aprovar uma nova lei de segurança que aperta o cerco sobre dissidentes no território, e disse que tomará a medida se Pequim a implementar.

Leia também

"Muitas pessoas em Hong Kong temem que seu modo de vida -que a China prometeu manter- esteja sob ameaça", escreveu Boris em um artigo no jornal londrino The Times.

"Se a China justificar seus medos, então a Grã-Bretanha não poderá dar de ombros e ir embora em sã consciência", afirmou o político, evocando o passado colonial de Hong Kong, devolvida por Londres a Pequim em 1997 após 155 anos.

A ideia é ofertar a 350 mil honcongueses que são cidadãos britânicos além-mar e a outros 2,5 milhões de pessoas que seriam elegíveis ao passaporte um visto de residência de um ano, renovável, e um "caminho para a cidadania".

O status foi criado para quem morava em Hong Kong antes da devolução, mas não permite a imigração sem controle.

Hong Kong tem 7,5 milhões de habitantes e o Reino Unido, 67,8 milhões. A medida foi chamada de "interferência grosseira" em assuntos domésticos chineses pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores em Pequim, Zhao Lijian. Se Londres for em frente, disse, "haverá consequências".

A tom da troca de ameaças sugere, de todo modo, que a proposta de Boris só visa aumentar a pressão internacional sobre os chineses.

Na semana passada, a China aprovou a lei, que permite a atuação de suas forças para reprimir atos de secessão ou terrorismo, entre outros, em Hong Kong.

Na prática, isso foi visto por ativistas pró-democracia no território como uma sentença de morte para o sistema vigente na região desde 1997, que prevê liberdades civis, Judiciário autônomo e capitalismo desregulado mesmo fazendo parte de uma ditadura comunista.

O prazo de carência do arranjo, por tratado, vai até 2047. Estados Unidos, Reino Unido e outros países consideram que a proposta chinesa, que deve ser regulamentada até setembro, fere os termos do acordo de devolução.

Desde o ano passado, quando o governo pró-Pequim local tentou passar uma lei facilitando a extradição de honcongueses para a China, protestos gigantes pedem mais democracia no território.

Os EUA de Donald Trump enxergaram nas demandas, como voto direto universal, uma oportunidade de abrir mais uma frente de desgaste contra a rival China e aprovaram ato prevendo sanção a quem foi culpado de repressão brutal a manifestantes.

A China vê nisso uma interferência e uma contradição, dado que ao mesmo Trump promete usar força militar para deter protestos contra o racismo que irromperam após a morte do segurança negro George Floyd por um policial branco em Minneapolis.

Os ativistas em Hong Kong tiveram reações críticas à proposta do premiê. "Acho que é uma vergonha que eles nos ofereçam uma saída, e não apoio à nossa luta aqui", escreveu em rede social um dos decanos do ativismo local, Lee Cheuk Yan.

"Digamos que todo mundo que possa ir vá embora. Isso quebraria Hong Kong e deixaria a outra metade da população em situação difícil. Agradecemos o apoio, mas quero ficar aqui", afirmou Tak Fu Kwan em uma mensagem em rede de ativistas.

Ele ressalta um ponto importante: os atuais detentores de passaportes são pessoas mais velhas, ligadas à vida antes de os chineses voltarem em 1997. A grande maioria dos manifestantes em Hong Kong é composta por jovens na casa dos 20 anos.

Pequim nega que a nova lei seja repressiva, mas nesta semana fez com que o governo local vetasse a tradicional vigília em memória do Massacre da Praça da Paz Celestial, ocorrido em 4 de junho de 1989, quando a ditadura comunista esmagou ato pró-democracia na capital chinesa.

A alegação foi a pandemia da Covid-19. Atos menores foram registrados na cidade nesta quarta (3).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas