Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Raro par de estrelas na Via Láctea pode liberar ouro no espaço

É a primeira detecção confirmada de um sistema estelar que um dia criará uma quilonova – quando estrelas de nêutrons colidem e explodem, liberando ouro e outros elementos pesados ​​no espaço

Um sistema estelar incomum criou mais efervescência e menos estrondo quando explodiu em uma supernova.

A explosão sem brilho, conhecida como supernova “ultra-despojada”, levou os pesquisadores a descobrir as duas estrelas a 11 mil anos-luz da Terra.

Leia também

É a primeira detecção confirmada de um sistema estelar que um dia criará uma quilonova – quando estrelas de nêutrons colidem e explodem, liberando ouro e outros elementos pesados ​​no espaço. Acredita-se que o par estelar raro seja um dos apenas cerca de 10 semelhantes na galáxia da Via Láctea.

A descoberta demorou a chegar.

Em 2016, o Observatório Neil Gehrels Swift da Nasa detectou um grande flash de luz de raios-X, que se originou na mesma região do céu onde uma estrela quente e brilhante do tipo Be estava localizada.

Os astrônomos estavam curiosos para saber se os dois poderiam estar ligados, então os dados foram capturados usando o telescópio de 1,5 metros do Observatório Interamericano Cerro Tololo no norte do Chile.

Um dos interessados ​​em usar esses dados para aprender mais sobre a estrela foi o Dr. Noel D. Richardson, agora professor assistente de física e astronomia na Embry-Riddle Aeronautical University.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas