Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Rainha Elizabeth II completa 95 anos no 1º aniversário sem o marido Philip em mais de sete décadas

Monarca tem o reinado mais longo da história do Reino Unido. Cerimônia oficial é realizada apenas em julho, mas este ano foi cancelada pela segunda vez por conta da pandemia do coronavírus

A rainha Elizabeth II completa 95 anos nesta quarta-feira (21), no primeiro aniversário sem ter ao seu lado o marido príncipe Philip, morto aos 99 anos no início do mês, em mais de 70 anos em que eles estiveram juntos.

A monarca, que já tem o reinado mais longo da história do Reino Unido, deverá manter uma celebração privada no Castelo de Windsor apenas com familiares mais próximos.

Leia também

A família real ainda cumpre até sexta-feira (23) com um período de luto, mesmo após o funeral de sábado (17) que marcou o fim do luto oficial decretado pelo governo britânico.

Filhos e netos da rainha, incluindo o príncipe Harry que ainda não voltou aos Estados Unidos, deverão estar ao lado da monarca na primeira das duas datas anuais de seu aniversário.

Dois aniversários

Elizabeth II nasceu em 21 de abril de 1926 com o nome de Elizabeth Alexandra Mary e se tornou rainha aos 25 anos de idade, em 1952, com a morte repentina do pai, o rei George VI.

Nesta data então é comemorado o aniversário da rainha, mas a cerimônia oficial é realizada apenas em junho. É possível dizer que ela tem direito a dois aniversários.

Isso acontece porque em 1748, o rei George II decretou que todo segundo sábado de junho – quando já é verão no Reino Unido – seja o dia oficial de celebração do aniversário de monarcas britânicos.

Segundo a emissora BBC, a data foi proposta porque o rei, nascido no inverno, queria comemorar seu aniversário em uma festa pública, com desfiles militares, por exemplo, e por isso optou por uma data no verão europeu.

Aniversário na pandemia

Essa é a segunda vez que o aniversário de Elizabeth II é celebrado dentro das restrições impostas por causa da pandemia do coronavírus.

Tradicionalmente, o aniversário da monarca é saudado com disparos de canhão no Hyde Park, na Torre de Londres e em Windsor, mas, a exemplo do ano passado, não há celebrações oficiais.

É a segunda vez, em seu reinado de 69 anos, que a homenagem não acontece. As celebrações de junho também foram canceladas, informou um porta-voz do Ministério da Defesa.

Bisnetos em seguida

O aniversário da rainha marca o começo de uma série na família real:

  • na sexta (23) o príncipe Louis completa 3 anos
  • em 2 de maio a princesa Charlotte faz 6 anos
  • em 6 de maio, Archie – filho de Meghan e Harry – completa 2 anos

Morte do príncipe Philip

Companheiro por 73 anos da monarca, o duque de Edimburgo morreu aos 99 anos no início de abril. Em fevereiro ele havia passado por uma cirurgia cardíaca.

Philip não acompanhava sempre Elizabeth II – ele fez mais de 22 mil eventos só. Em agosto de 2017, ele se retirou da vida pública, apesar de, eventualmente, ainda aparecer em compromissos oficiais.

A última aparição foi em julho do ano passado, numa cerimônia militar no castelo de Windsor, o palácio onde ele e a rainha decidiram permanecer durante o período de Covid-19.

O casal teve quatro filhos, o príncipe Charles, a princesa Anne, e os príncipes Andrew e Edward.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas