Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

'Queria matar a rainha da Inglaterra', diz homem preso com balestra em frente ao Palácio de Windsor

Em julgamento, britânico de 20 anos afirmou que sua intenção era tirar a vida de Elizabeth II no dia de Natal em 2021

Matar a rainha da Inglaterra. Essa era a intenção que tinha um homem preso no ano passado com uma balestra - espécie de escopeta com arco e flecha acoplados - em frente ao Palácio de Windsor, segundo ele próprio afirmou nesta quarta-feira (17) a um tribunal do Reino Unido.

Segundo a Corte britânica que julga o caso, Jaswant Sihgn Chali, expressou que sua intenção era tirar a vida de Elizabeth II com a arma de caça.

Leia também

Chail apareceu em frente à residência oficial da rainha, em Londres, no dia de Natal em 2021 com a balestra em mãos e foi detido em seguida.

Ele foi acusado pela Lei de Traição da Grã-Bretanha, e segundo testemunhas, apareceu no terreno do Castelo de Windsor usando um capuz e uma máscara, disse o tribunal. Um policial afirmou que ele parecia alguém de um filme de terror.

A rainha estava no castelo no momento do incidente em 25 de dezembro, junto com seu filho e herdeiro, o príncipe Charles, sua esposa Camilla e outros familiares próximos.

Após uma investigação da polícia antiterrorista, Chail foi acusado de fazer ameaças de morte, posse de arma ofensiva e um delito sob a seção 2 da Lei de Traição de 1842.

Esta seção da Lei britânica detalha a acusação por “descarregar ou apontar armas de fogo, ou lançar ou usar qualquer material ou arma ofensiva, com a intenção de ferir ou alarmar Sua Majestade”.

Uma audiência no Tribunal de Magistrados de Westminster, em Londres, vai concluir o julgamento do invasor.

Esse tipo de arma pode ser comprada por qualquer pessoa com facilidade na internet, sem empecilho legal.
Esse tipo de arma pode ser comprada por qualquer pessoa com facilidade na internet, sem empecilho legal. | Foto: Lazer e Aventura shop

A balestra, também conhecida como besta, é um artefato que tem a aparência similar ao de uma espingarda, mas conta com um arco acoplado. Quando o gatilho é acionado, esse arco lança a munição, que é conhecida como seta. Elas são parecidas com as flechas tradicionais, porém mais curtas. Além disso, sua empunhadura é similar às das armas de fogo.

Uma de suas características é a demora para carregá-la, o que dificultava a sua utilização em combates de curta distância. Atualmente, com o desenvolvimento da tecnologia, é possível encontrar modelos menores, com metais leves e sofisticados, e por preços que variam desde R$ 100 até R$ 3.000.

Qual é a história da balestra?

A balestra surgiu antes da Era Cristã, na China. Há relatos que no século III a.C. já existiam modelos desenvolvidos desse armamento e utilizados em confrontos na região. No Ocidente, ela foi bastante difundida durante o século XVI, sobretudo na Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra.

Esse tipo de arma pode ser comprada por qualquer pessoa com facilidade na internet, sem empecilho legal.

Essas armas podem disparar setas com velocidade de até 400 km/h, e são encontradas facilmente à venda na internet. São facilmente adquiridas em lojas virtuais.

"Esses tipos de armas, como arco e flecha, besta e balestra, não são regulados para comercialização pelo Estatuto do Desarmamento. Não tem nada que regule efetivamente esse tipo de arma", afirma Gustavo Neves Forte, criminalista e professor da Escola de Direito do Brasil.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas