Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

De onde vem as inundações em Dubai?

Torrente de chuva inundou ruas e fechou o aeroporto internacional, segundo mais movimentado do mundo.


				
					De onde vem as inundações em Dubai?
Inundações em Dubai.. Reprodução

Uma torrente de chuva na terça-feira (16) inundou partes de Dubai, transformou ruas em rios e fechou o segundo aeroporto mais movimentado do mundo por um tempo. O dilúvio de água levantou a questão: esse desastre foi causado pelo programa de semeadura de nuvens dos Emirados Árabes Unidos?.

Funcionários do Centro Nacional de Meteorologia do país foram citados como tendo dito que a chuva não foi causada por esse tipo de propagação de nuvens. A CNN entrou em contato com o centro para comentar.

Leia também

Mas mesmo que o programa tivesse voado os seus aviões pelo céu antes da tempestade, é extremamente improvável que os esforços tivessem produzido mais chuva do que a que cairia naturalmente.

Essas tentativas compreensíveis de extrair mais umidade das nuvens existem há décadas, mas com poucas evidências de sucesso. Mas isso não impediu alguns países, incluindo os Emirados Árabes Unidos, a China e os EUA, de tentarem modificar o clima.

A semeadura de nuvens é um conceito de modificação climática que tenta extrair mais chuva ou neve de uma nuvem do que ocorreria naturalmente.

Gotículas de nuvem não se formam espontaneamente. A umidade precisa de algo para condensar – como a água que se forma na lateral de um copo frio em um dia quente. Em uma nuvem, os chamados núcleos de condensação são minúsculas partículas no ar às quais a umidade pode se agarrar.

A semeadura de nuvens adiciona mais dessas partículas ao ar. As aeronaves voam através das nuvens existentes e injetam partículas minúsculas, como iodeto de prata, com o objetivo de criar mais gotas de água ou gelo.

Em qualquer nuvem, uma vez que um número suficiente de gotículas se fundem, elas se tornam pesadas e caem na Terra como chuva ou neve.

Partículas minúsculas naturais, como poeira e sujeira, normalmente servem como força motriz para que as nuvens se condensem e liberem sua umidade. O iodeto de prata pode, teoricamente, servir ao mesmo propósito.

Leia a matéria completa em cnnbrasil.com

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas