Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Putin se encontrará com mães de soldados que lutam na Ucrânia

Visita ocorre na véspera do Dia da Mães na Rússia e dias depois de um ataque russo ter matado um recém-nascido no hospital

O presidente Vladimir Putin se reunirá na sexta-feira (25) com as mães dos soldados que lutam na Ucrânia, disse o Kremlin, no momento em que o conflito mais mortífero na Europa desde a Segunda Guerra Mundial entra em seu décimo mês.

A guerra na Ucrânia matou e feriu dezenas de milhares de soldados de ambos os lados, segundo os Estados Unidos, e a invasão russa desencadeou o maior confronto entre Moscou e o Ocidente desde a crise dos mísseis cubanos de 1962.

Leia também

Centenas de milhares de soldados russos foram enviados para lutar na Ucrânia – incluindo alguns dos mais de 300.000 reservistas que foram convocados como parte de uma mobilização anunciada por Putin em setembro.

“Na véspera do Dia das Mães, que é comemorado na Rússia no último domingo de novembro, Vladimir Putin se reunirá com as mães dos militares que participam da operação militar especial”, disse o Kremlin em comunicado.

O Kremlin disse que Putin se reunirá com mães de reservistas convocados para lutar, bem como soldados profissionais das forças armadas.

Putin disse que não se arrepende de lançar o que chama de “operação militar especial” da Rússia contra a Ucrânia e classifica a guerra como um divisor de águas quando a Rússia finalmente enfrentou uma arrogante hegemonia ocidental após décadas de humilhação nos anos desde a queda de 1991 de a União Soviética.

A Ucrânia e o Ocidente dizem que Putin não tem justificativa para o que classificam como uma guerra de ocupação de estilo imperial. A Ucrânia diz que vai lutar até que o último soldado russo seja expulso de seu território.

A Ucrânia não divulga suas perdas. A última vez que a Rússia divulgou publicamente suas perdas foi em 21 de setembro, quando o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, disse que 5.937 soldados russos foram mortos . Mas esse número está muito abaixo da maioria das estimativas internacionais.

O general mais graduado dos Estados Unidos estimou em 9 de novembro que a Rússia e a Ucrânia viram, cada uma, mais de 100.000 de seus soldados mortos ou feridos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas